Violência doméstica será o foco da Ação Cidadania da Mulher

De terça (22) a quinta-feira (25), a Secretaria Municipal de Políticas Públicas (Sepop) promoverá a Ação Cidadania da Mulher, em Santa Cruz. O objetivo é ampliar o acesso das mulheres vítimas de violência doméstica aos serviços disponibilizados pela rede de atendimento. As atividades ocorrerão no centro da cidade e nas localidades de Rio Pardinho, Alto Paredão e Linha Saraiva.

De acordo com a coordenadora do Escritório Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, Priscila Froemming, a cada dia são registradas quatro ocorrências de violência junto à Delegacia de Polícia, porém a maior parte dos casos sequer chega ao conhecimento de quem poderia prestar socorro às vítimas.

Essa realidade é ainda mais forte no interior. As mulheres do campo não denunciam por vergonha ou por falta de conhecimento de seus direitos, e assim sofrem anos caladas, sem pedir socorro”, observou.

A ação levará atendimento multidisciplinar ao interior, localidades que não contam com Centros de Referência em Assistência Social, durante os três dias da programação. Um ônibus lilás, cedido pelo governo do Estado, dentro do programa Mulher, Viver sem Violência, servirá como QG para as atividades. Na unidade móvel, mulheres poderão efetuar denúncias de eventuais casos de violência e receber todo tipo de orientação. O atendimento será prestado por profissionais de psicologia, serviço social e direito.

Como explica Priscila, a ação permitirá uma interação mais efetiva dos serviços disponíveis na rede, além de uma orientação adequada e humanizada para que as mulheres vítimas de violência possam acessar esses serviços.

É muito importante saúde, assistência social, educação e segurança pública esterem integrados para que possamos atuar com eficácia na luta contra a violência doméstica, uma realidade que perpassa as famílias, tanto da cidade como do campo, independente de classe social”.

Dentre os serviços que estarão sendo ofertados durante os três dias da ação estão o cadastro e o recadastro no Cad-Único e Programa Bolsa Família. A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará testes rápidos, Cartão SUS, exames preventivos, pesagem e outros. Profissionais do Cemas Cerest, Programa de Planejamento Familiar e Umrest também estarão presentes. Haverá ainda equipes de embelezamento e técnicas de massagens. Técnicos da Unisc estarão conversando sobre florais.

Foto: reprodução | Fonte: Assessoria

Related Post