UCS sedia 9º Fórum Gaúcho de Ensino Superior sobre Envelhecimento Humano

Com o tema “Envelhecimento e aprendizagem ao longo da vida”, a Universidade de Caxias do Sul sedia o 9º Fórum Gaúcho de Ensino Superior sobre Envelhecimento Humano e o 13º Encontro Estadual de Alunos Idosos. Os eventos ocorrem quinta, 18, e sexta, 19, no Campus-Sede, e deverão reunir cerca de 600 participantes, representantes de 16 universidades públicas e comunitárias do Rio Grande do Sul, além do SESC Estadual, prefeituras municipais, conselhos de idosos e estudantes sêniors.

Os eventos têm como objetivo articular estudos e ações de ensino, pesquisa e extensão que favoreçam o envelhecimento humano ativo e saudável, respeitando a diversidade e promovendo a inclusão. Debates através de conferência, palestras, oficinas, apresentações artístico-culturais, filó italiano, sessões de pôsteres e apresentações orais de trabalhos reunirão palestrantes nacionais e entidades representativas da área em nível estadual, bem como docentes, profissionais, pesquisadores, alunos sêniors, acadêmicos de graduação e pós-graduação, e comunidade em geral.

O professor Délcio Antônio Agliardi, coordenador do Programa UCS Sênior – a UCS conta com aproximadamente 1.300 alunos neste programa – chama a atenção para a apresentação dos resultados da pesquisa “O currículo do Ensino Superior de graduação e o envelhecimento humano”, realizada em 2017-2018, que serão apresentados na quinta às 16h15min, no auditório do Bloco E. Nesta pesquisa discute-se qual é o espaço dado ao tema na formação inicial dos estudantes do Ensino Superior. São autores da pesquisa os professores Dr. Delcio Antônio Agliardi (UCS), Dr. Marco Aurélio Acosta (UFS), Dra. Silvia Virginia C. Areosa (UNISC), Dra. Eliane J. Blessmann (UFRGS), Dra. Adriana Schüler Cavalli (UFPel), Dr. Marcio A. Cossio Baez (UNIPAMPA) e Dra. Graziela M. S. Tavares (UNIPAMPA).

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

Related Post