Tudo sobre o curso de Medicina na Universidade Feevale

Após autorização do Ministério da Educação (MEC) na última terça-feira (01), em Brasília, a Universidade Feevale abre suas portas para estudantes que desejam se tornar futuros médicos. Os detalhes do processo seletivo serão informados assim que for publicada a portaria no Diário Oficial da União (DOU). Enquanto isso, conheça um pouco mais do curso e sua estrutura.

Áreas de formação médica
O currículo do curso de Medicina proposto pela Universidade Feevale está organizado a partir das três grandes áreas que constituem a formação médica: Atenção à Saúde; Gestão em Saúde; e Educação em Saúde. A Atenção à Saúde, tanto em âmbito individual quanto coletivo, envolve a identificação das necessidades de saúde, o desenvolvimento e a avaliação de planos terapêuticos e projetos de intervenção coletiva. Constitui área central na formação do médico, perpassando toda a formação, ao longo dos seis eixos que compõem o currículo do curso:

Eixo I – Bases Moleculares e Celulares: contempla o estudo dos conhecimentos das bases moleculares e celulares dos processos normais e alterados, da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos, aplicados aos problemas da prática médica.
Eixo II – Saúde e Sociedade: aborda a compreensão dos determinantes sociais, culturais, comportamentais, psicológicos, ecológicos, éticos e legais, nos níveis individual e coletivo do processo saúde-doença.
Eixo III – Investigação Diagnóstica: aborda o processo saúde-doença do indivíduo e da população, em seus múltiplos aspectos de determinação, ocorrência e intervenção.
Eixo IV – Processo Saúde-Doença: desenvolve a propedêutica médica, contemplando a capacidade de realizar história clínica, exame físico, conhecimento fisiopatológico dos sinais e sintomas, capacidade reflexiva e compreensão ética, psicológica e humanística da relação médico-pessoa sob cuidado.
Eixo V – Estágio Curricular Obrigatório – Internato: promove a articulação de todos os conhecimentos abordados ao longo do percurso formativo, a partir da formação em serviço, em regime de internato, sob supervisão, desenvolvido nas diferentes áreas de atuação médica.
Eixo VI – Flexibilização Curricular: busca enriquecer o currículo ao permitir ao estudante que escolha, no seu percurso formativo, parte dos componentes curriculares que confiram certa originalidade à sua formação.

Estrutura
A Universidade Feevale possui os seguintes laboratórios de ensino: Anatomia; Histologia; Química, Bioquímica e Farmacologia; Fisiologia e Biofísica; Patologia; Imunologia; Parasitologia e Microbiologia. Também será implantado o Laboratório de Técnica Operatória, onde serão utilizados métodos alternativos ao uso de animais, tais como: braços e pedaços de pele artificiais para praticar suturas e incisões; torso para punção venosa e coleta de sangue artificial; e modelos artificiais para suturas dos intestinos grosso e delgado. Além disso, estão previstos instrumentais para procedimentos cirúrgicos em geral, traqueostomia, drenagem torácica, dissecção de veia e videocirurgia, entre outros.

Laboratório de Simulação e Habilidades
O Laboratório de Simulação e Habilidades engloba espaços de simulação realística avançada, equipados com simuladores de pacientes (modelo SimMan 3G, entre outros) e manequins estáticos (modelo SAM para ausculta cardíaca, respiratória e digestiva). A metodologia da simulação realística, apoiada por tecnologias de alta complexidade e por meio de diferentes cenários clínicos, permite a vivência de experiências da vida real e favorece um ambiente participativo e de interatividade entre os estudantes e professores.

O laboratório conta com infraestrutura de áudio e vídeo de briefing, possibilitando a análise e discussão dos procedimentos realizados. As estações de treinamento e os laboratórios de simulação permitem a simulação realística de procedimentos, tais como: cateterismo urinário, intubação da via aérea superior, drenagem torácica punção venosa e arterial, examinação física, atendimento a parada cardiorrespiratória e demais situações de emergência e trauma.

Centro Integrado de Especialidades em Saúde (CIES)
A Universidade Feevale está finalizando a construção do Centro Integrado de Especialidades em Saúde (CIES), que contará com uma área física total de 3.246m², destinada ao atendimento dos pacientes do SUS e à formação dos profissionais de saúde.

O espaço está estruturado em três áreas de funcionamento: assistencial, de ensino e de exames laboratoriais. A área assistencial contará com 25 consultórios e demais áreas para atendimento das diferentes especialidades médicas e serviços de Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e Quiropraxia. Além disso, contará com uma unidade da farmácia popular, laboratório de análises clínicas e toxicológicas, laboratório de métodos diagnósticos (ECG, ergoespirometria etc.) e exames de imagens (ecografia).

Como espaço de suporte ao ensino e à pesquisa, a Universidade também dispõe do Laboratório de Microbiologia Molecular, Laboratório de Citotoxicidade e Laboratório de Genética e Biologia Molecular.

Alguns diferenciais do curso de Medicina da Feevale
– Centro Integrado de Especialidades em Saúde (CIES) que possibilita o ensino multiprofissional a partir das relações com as diferentes áreas na assistência à saúde;
– Expertise no ensino com a utilização de cenários simulados de diferentes complexidades, desenvolvidos a partir da relação com a Universidade Hamk, da Finlândia;
– Moderno e amplo laboratório de anatomia, que proporciona o ensino em peças reais;
– Inserção na rede de atenção à saúde, por meio de parcerias com diferentes municípios, o que possibilita a aprendizagem significativa a partir das condições de saúde da comunidade;
– Universidade conta com o Feevale Techpark, que mantém sinergia com suas empresas residentes no planejamento da formação do cluster da saúde avançada do Rio Grande do Sul, em parceira com o cluster alemão Medical Valley.

Fonte: Assessoria

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *