Trensurb apoia divulgação da Feira do Livro de Porto Alegre e leva estudantes até o evento

No início da tarde desta quarta-feira (31), a Trensurb promoveu uma ação de distribuição de exemplares do Guia da Feira do Livro, material que traz informações, destaques e a programação completa da 64ª Feira do Livro de Porto Alegre. Além de apoiar a divulgação do evento que inicia nesta quinta-feira (1º), na Praça da Alfândega, a empresa metroviária oferece transporte de estudantes do eixo norte da Região Metropolitana de Porto Alegre até a Área Infantil e Juvenil da Feira.

Em uma parceria com a Câmara Rio-Grandense do Livro, o Programa Futuro Usuário, da Trensurb, realiza o transporte até o evento para turmas de escolas públicas dos municípios de Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo, além da zona norte de Porto Alegre, que tenham agendado a participação em atividades da Feira. O agendamento pode ser realizado pelo e-mail visitacaoescolar@camaradolivro.com.br.

Os estudantes serão recebidos nas estações mais próximas às suas escolas por equipes da empresa metroviária e acompanhados até a Área Infantil e Juvenil da Feira do Livro – bem como no trajeto de volta. A viagem é oferecida através do Futuro Usuário, programa educativo da Trensurb que visa a orientar os pequenos sobre o funcionamento e uso do trem metropolitano. Desde 2011, a parceria entre a empresa e a Câmara Rio-Grandense do Livro já levou mais de 6 mil jovens à Feira.

Aula pública sobre democratização do acesso à leitura

Entre as diversas atividades da Feira do Livro no próximo sábado (3), ocorre a aula pública “O Direito Humanizador do Acesso à Leitura”, às 10h, no Teatro Carlos Urbim. A ação é uma iniciativa do projeto Redes de Leitura – Bibliotecas Comunitárias de Porto Alegre e discutirá experiências capazes de democratizar o acesso à leitura.

A aula pública será ministrada por mulheres que participam de movimentos e ações ligados à democratização da leitura. São elas: Mara Esteves (LiteraSampa – São Paulo/SP), Maria Chocolate (Tecendo uma Rede de Leituras – Duque de Caxias/RJ), Priscila Macedo e Viviane Peixoto (Redes de Leitura – Bibliotecas Comunitárias de Porto Alegre/RS).

Para finalizar o encontro, haverá uma intervenção artística de slams, campeonatos de poesia em que os participantes apresentam suas versos sem utilização de acompanhamento musical. Não há regras sobre o formato da poesia e, no sábado, a atividade não será competitiva.

Bibliotecas comunitárias em rede

Por meio do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, biblioteca localizada na plataforma da Estação Mercado do metrô, a Trensurb faz parte do projeto Redes de Leitura desde 2017. Criado em 2008, o projeto busca promover a leitura como um direito social por meio do fortalecimento coletivo de bibliotecas comunitárias e instituições sociais. No momento, oito bibliotecas comunitárias fazem parte do Redes de Leitura.

Foto: Divulgação/Gabrielli Zanfran | Fonte: Assessoria

Related Post