Trajetória de Moacyr Scliar como médico sanitarista é celebrada em exposição

Explorando as diferentes facetas de um dos escritores brasileiros mais lidos internacionalmente, segundo pesquisa realizada pelo Itaú Cultural, o projeto Moacyr Scliar – 80 Anos não poderia deixar de fora das festividades a sua extensa e relevante contribuição como médico sanitarista. É celebrando esse importante legado que a exposição Moacyr Scliar: Eu Vos Abraço, Milhões inaugura hoje, 18, às 20h30, na Sala de Múltiplos Usos, do Centro Histórico-Cultural Santa Casa, em Porto Alegre, data em que também se comemora o dia do Médico.

Reunindo aproximadamente 40 fotos que registram a trajetória de Moacyr Scliar em sua atuação sanitarista, seja como médico, professor universitário e escritor (são mais de 20 obras médicas lançadas pelo gaúcho ao longo da carreira), a exposição, por outro lado, foi pensada para não segmentar seu público-alvo. “Estamos falando de um profissional com uma visão muito múltipla da vida, do trabalho e da sociedade. A exposição, claro, lança um olhar para sua trajetória como médico sanitarista, mas o que também encontramos nela é um registro que não pode ser desvinculado de sua vida como escritor”, conta Amanda Eltz, que assina a curadoria ao lado de Kimberly Terrany.

O título Eu Vos Abraço, Milhões remete à ideia de sonhos aparentemente impossíveis, como “abraçar milhões”, mas que acabam acontecendo através de lutas e ações cotidianas, capazes de transformar vidas. Foi o que Scliar fez também na saúde pública, onde promoveu ações tanto de prevenção epidemio patológica, como de proteção, promoção e restauração sanitária. Todo o seu conhecimento foi passado para diversas gerações também no ambiente acadêmico, onde Scliar atuou como professor do curso de medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Para contar toda essa história, a exposição reúne, além das fotos do arquivo pessoal da família Scliar e da própria Santa Casa, conteúdos produzidos especialmente para a mostra, como charges assinadas pela ilustradora Simone Miranda e um minidocumentário com depoimentos de amigos, admiradores e colegas de Moacyr acerca de sua carreira como médico sanitarista e escritor. Eu Vos Abraço, Milhões reúne ainda documentos que registram seu trabalho em instituições como o Sanatório Partenon, entre 1961 e 1968.

Antes da abertura da exposição, será realizado, no Teatro do CHC Santa Casa, às 19h, o painel A Face Médica de Moacyr Scliar, que refletirá sobre o trabalho e a influência do escritor em mais de 20 obras publicadas na área médica. Participam do encontro o Dr. J. J. Camargo, Dr. Germano Bonow, Dr. Waldomiro Manfroi e Dr. Blau Fabrício de Souza. A entrada é franca. Mais informações no site do escritor e médico.

Serviço
O quê: Moacyr Scliar: Eu vos abraço, milhões
Quando: 18/10 a 11/02/2018
Onde: Sala de Múltiplos Usos, Centro Histórico-Cultural Santa Casa, Av. Independência, 75, bairro Independência, Porto Alegre
Quanto: Entrada franca

Fonte: Assessoria

Related Post