Todos, um filme sobre pessoas e suas diferenças, ganha lançamento em Porto Alegre

A inclusão e a necessidade de seguir construindo um mundo acessível. Este é o ponto de partida do documentário Todos. O longa-metragem de 80 minutos apresenta a trajetória do historiador com baixa visão Felipe Mianes, que viaja por várias cidades do Brasil e exterior em busca de resposta a um questionamento: o que é acessibilidade?

Após a participação no FESTin em Lisboa, onde recebeu Menção Honrosa, e no Festival de Cinema de Gramado, entre outros, Todos entra em cartaz em Porto Alegre, a partir de 1º de dezembro, com sessões às 19h15, na Cinemateca Paulo Amorim, Sala Eduardo Hirtz, na Casa de Cultura Mario Quintana.

Com direção de Luiz Alberto Cassol e Marilaine Castro da Costa e produção da Accorde Filmes, o documentário revela caminhos acessíveis e outros com muitas barreiras apresentando o que pessoas com e sem deficiência pensam sobre temas como diversidade humana, educação inclusiva, cultura e tecnologias.

A proposta de Todos é refletir sobre o tema da inclusão, numa sessão de cinema inclusiva, com os recursos de audiodescrição, uma narração editada entre as falas do filme que descreve informações visuais como as paisagens, os cenários, os figurinos e as características físicas dos personagens para tornar a obra audiovisual acessível às pessoas com deficiência visual; legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE), tradução das falas em forma de texto escrito (legendas) com identificação de efeitos sonoros e dos falantes, sempre que necessário; e Libras, tradução para a Língua Brasileira de Sinais, feita por um intérprete, que geralmente aparece no canto inferior direito da tela.

As exibições comemoram ainda o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro.

Serviço
O quê: Exibição do filme Todos
Quando: a partir de 1/12, às 19h15
Onde: Sala Eduardo Hirtz, Casa de Cultura Mario Quintana, Rua dos Andradas, 736, bairro Centro Histórico, Porto Alegre

Foto: Marilaine Castro da Costa/Divulgação | Fonte: Assessoria

Related Post