Sinodal ganha prêmio inédito de inovação em Festival de Robótica

O time de Robótica do Colégio Sinodal foi um dos grandes vencedores do Festival Marista de Robótica, disputado no final da última semana, em Porto Alegre, na PUC, com uma intensa programação. O grupo liderado pelo professor Jorge Jardim Jr. faturou dois prêmios: Ideia Inovadora e Greatest Idea.

O Ideia Inovadora é concedido à equipe que demonstra projeto inovador, evidenciando características singulares no formato de como a resolução do problema foi desenvolvida. Já o Greatest Idea é entregue à equipe destaque com maior média de coeficientes em todos os critérios de avaliação. Outro critério avaliado fo demonstrar grande perfil empreendedor e potencial para dar seguimento a sua ideia de negócio. O prêmio foi conquistado em cima do projeto Megafone, um aplicativo desenvolvido dentro da temática do festival, que era Turismo Sustentável para o Desenvolvimento.

O aplicativo Megafone foi desenvolvido nas aulas de robótica do Sinodal, com supervisão do professor Jorge Jardim. “Após analisarmos o documento Roteiros do Brasil – Programa de Regionalização do Turismo, criado pelo Ministério do Turismo, vimos que poderíamos desenvolver um projeto que ajudasse a resolver quatro dos sete princípios técnicos apontados pelo Conselho Brasileiro para o Turismo Sustentável. Fizemos isso porque muitos turistas visitam grandes centros urbanos sem terem conhecimento prévio de todos os pontos turísticos lá presentes. Muitas vezes, acabam visitando apenas centros comerciais ou lugares amplamente divulgados pela mídia, deixando de lado os locais que possuem valor histórico, cultural e ambiental para aquela cidade ou região”, detalhou o professor.

No aplicativo, qualquer morador ou turista de uma cidade pode avaliar os pontos turísticos com base em seis diferentes parâmetros: iluminação, limpeza, sinalização, segurança, lazer e acessibilidade. Com essa avaliação, qualquer usuário do app poderá saber qual a situação dos pontos turísticos do local onde mora ou que está visitando, podendo, vivenciar a experiência completa que a viagem pode proporcionar, sem correr riscos de visitar lugares perigosos ou em má conservação.

Além disso, as administrações públicas possuem a falta de indicadores para saber de forma objetiva qual a melhor estratégia de investimento dos recursos públicos na manutenção dos pontos turísticos. Com os resultados das avaliações, elas terão maiores parâmetros para utilizarem na hora de direcionar os investimentos.

Em função da premiação, que será no dia 27 de outubro, o time de Robótica do Sinodal poderá participar de uma oficina no Espaço Coworking da PUC, em Porto Alegre. “O mais legal é que o prêmio estimulou os alunos a desenvolverem uma mente empreendedora. Eles estão muito empolgados com o resultado e com essa futura oficina. É dessa forma que podemos transformar o mundo por meio da tecnologia”, destaca Jorge Jardim.

Fonte: Assessoria

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *