Secretaria de meio ambiente de Novo Hamburgo incentiva a coleta responsável de televisores antigos

A entidade não governamental Seja Digital é responsável pelo processo de migração do sinal de TV no Brasil de analógico para digital. O desligamento de um sistema em detrimento de outro resultou em parcerias da Seja Digital com governos municipais e ONGs, além de uma série de mobilizadores socioambientais.

Entre as ações para evitar a contaminação no meio ambiente e riscos à saúde produzidos por metais tóxicos, a Seja Digital firmou parceria com a associação do voluntariado e da solidariedade (Avesol), sem fins lucrativos, e acaba de instalar uma caixa coletora de aparelhos de televisão antigos em Novo Hamburgo. A estação rodoviária Normélio Stabel (Rua Três de Outubro, próxima à estação Fenac da Trensurb) é esse ecoponto transitório.

Licenciada por meio de análises técnicas pela secretaria municipal de meio ambiente, da prefeitura de Novo Hamburgo, para executar o trabalho de destinação correta e descarte adequados de eletroeletrônicos, a empresa de gestão de resíduos eletroeletrônicos Recicla coordena o processo de destinação correta de materiais altamente poluentes.

A caixa coletora permanece na chamada “rodoviária nova” de Novo Hamburgo até 28 de fevereiro. A comunidade pode depositar as TVs nesse ecoponto, de maneira prática e gratuita, diariamente, das 7h30 às 20 horas.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

Related Post