Rio Grande do Sul é finalista no Prêmio Excelência em Competitividade

A Sistemática de Governo e Gestão do Rio Grande do Sul está entre os cases finalistas do Prêmio Excelência em Competitividade 2018, indicado por apresentar um planejamento estratégico a médio e longo prazo para desenvolvimento do estado. Os vencedores serão anunciados no dia 14 de setembro, junto com o lançamento do Ranking Competitividade dos Estados de 2018, em São Paulo. Além do Rio Grande Sul estão na disputa projetos do Pará, Pernambuco, Distrito Federal, Paraná e São Paulo.

O projeto foi criado pelo governo do RS e estabelecido em 2014, englobando toda a estrutura estadual em um processo de planejamento estabelecido para todas as secretarias e órgãos vinculados. Dessa forma criou-se um mapa estratégico que se converteu na principal ferramenta de monitoramento de ações, projetos e indicadores de administração, além de um rígido controle das despesas. A continuidade já apresentou resultados em setores estratégicos como a melhora na segurança pública e educação, bem como a diminuição da projeção do defict público, hoje em R$ 9,9 bilhões de reais, e a capacitação de 465 funcionários públicos.

O Centro de Liderança Pública (CLP), em 2016, criou a premiação para incentivar melhores projetos de gestão pública que impactam positivamente a sociedade. Também elaborado pelo CLP, em parceria com a Tendências Consultoria Integrada e a Economist Intelligente Unit, o Ranking de Competitividade dos Estados, que busca pautar a atuação de secretários e governadores brasileiros na melhoria da competitividade dos seus estados.

A partir da análise do conjunto de 10 pilares e 66 indicadores, o Ranking fornece uma visão sistêmica da gestão pública estadual para que a população possa avaliar o seu estado, estimular os líderes públicos a buscarem inovações e melhorias. Ao todo foram inscritos 90 projetos de todo o Brasil dos quais seis foram selecionados por um grupo de especialistas parceiros do CLP.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

Related Post