Projeto proporciona formação em xadrez em Novo Hamburgo

Xeque-mate. Assim deveria terminar uma partida de xadrez. Mas uma proposta um pouco diferente vai usar o xadrez de outra forma pela Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo.

O projeto Além do xeque-mate utiliza a linha pedagógica, o instigar de raciocínio e o conhecimento proporcionado pelo jogo como ferramenta de ensino aos alunos da rede pública de ensino.

A formação foi realizada em 8 e 9 de maio para professores e mediadores de aprendizagem da matemática que atuam no turno integral. A capacitação, realizada na Sociedade Ginástica Novo Hamburgo, sob a coordenação da professora Cidonia Busatta e colaboração de Daniel Zanotta, mesclou disciplinas e elementos teóricos com a prática do jogo. Com a formação, a ideia é que os professores qualificados multipliquem o xadrez entre os estudantes.

“Desenvolver este projeto nas escolas com os alunos trará os benefícios proporcionados pelo xadrez, como o pensar logicamente e agir estrategicamente, bem como exercita refletir sobre a relação de ação versus a consequência e incentiva o respeito ao próximo e as suas diferenças. O jogo é um grande exercício de reflexão”, explica Cidonia.

A formação contou com a presença da secretária de Educação, Maristela Guasselli. No próximo dia 31, em comemoração ao Dia do Enxadrista, será realizado um evento na Ginástica com a presença de aproximadamente 400 alunos, que jogarão partidas de xadrez em tabuleiros em tamanhos normais e gigantes.

FONTE: Assessoria

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *