Projeto Lixo Zero é iniciativa inovadora da IENH parar promover a redução da geração de resíduos

Durante duas semanas, sem informar aos estudantes, o lixo gerado pelas turmas 2ª série A e 3ª série A do Ensino Médio da Unidade Fundação Evangélica foi coletado, pesado e monitorado. A partir da análise das lixeiras, as Professoras Fernanda Kohlrausch e Rita Cunha surpreenderam os alunos apresentando a classificação dos resíduos gerados e o perfil de consumo das turmas. No mesmo momento, propuseram a realização do Projeto Lixo Zero, uma forma de repensar o consumo e geração dos resíduos.

Desde o ano passado, um projeto para redução do uso de copos plásticos já acontece na Instituição. O comprometimento dos alunos com a ação foi o que motivou o início do Projeto do Lixo Zero. “Percebemos o engajamento socioambiental dos alunos nas discussões, debates e atividades práticas”, comenta a Professora Fernanda. Além dela e de Rita, são parceiros do novo projeto os Professores Matheus Lehnen, Ana Paula Moutinho Ferraz e Éderson de Oliveira Cabral. Geraldine Leão, promotora do conceito Lixo Zero na cidade de Novo Hamburgo, também é voluntária na idealização e apoio técnico da ação.

Assim, o Projeto Lixo Zero já foi colocado em prática pelos alunos. As salas de aulas das turmas receberam móveis organizadores para depósito dos diferentes resíduos. Para cada tipo de resíduo, há um espaço específico reservado. Semanalmente, os estudantes registram o peso do lixo gerado, encaminhando cada tipo de resíduo para o local adequado de reciclagem. A ideia é que nada se torne lixo, mas que possa ser reutilizado. “Os alunos estão pesquisando, descobrindo e buscando alternativas de redução e de destino dos resíduos. O projeto tem despertado ainda mais curiosidade por entender como podemos diminuir o impacto que causamos no meio ambiente, além da vontade de contribuir com o lugar que vivemos”, conta Fernanda.

No final do ano, uma pesagem comparativa será realizada, buscando observar a redução do lixo gerado pelas turmas. A ideia é ampliar o Projeto Lixo Zero para as demais turmas, setores e Unidades da IENH. A Instituição está comprometida em promover progressivamente a educação ambiental e a preservação do meio ambiente, tornando os seus estudantes em agentes transformadores e disseminadores das práticas sustentáveis. “Estamos oportunizando ao aluno caminhos para se tornar mais crítico e consciente da relação do homem com a natureza e também sobre a importância de preservá-la para a nossa e para as próximas gerações”, conclui a Professora.

No mundo todo, o conceito Lixo Zero é foco do movimento que também está sendo disseminado no Brasil. A missão é apoiar o poder público, empresas e sociedade na adoção de medidas sustentáveis no que tange a não geração e a gestão de resíduos.
Conforme o Instituto Lixo Zero Brasil, o conceito Lixo Zero consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução, ou mesmo o fim, do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários e\ou para a incineração.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

Related Post