Projeto EducaVídeo levará seis produção ao Festival de Cinema de Gramado

Os holofotes do 46º Festival de Cinema de Gramado estarão apontados para os grandes artistas do Brasil e de países latino-americanos, mas também para aqueles que fazem do mundo cinematográfico uma alternativa de aprendizado, através do EducaVídeo. Os 78 alunos participantes do projeto terão a experiência de estar onde muitos atores, diretores e produtores marcam presença.

Em 2018, eles levarão seis produções para a noite da quinta-feira, 16, do Festival de Cinema. A partir das 19h, o Palácio dos Festivais sedia uma mostra não competitiva das obras, com a participação dos pais dos alunos, professores e autoridades municipais. A mostra também é aberta à comunidade.

A principal produção apresentada será o documentário Corrida Pela Vida: uma jornada de gratidão. Já as outras cinco produções são curtas-metragens: O Bosque, Adágio, O veneno, O Valentim e Uma vovó fora do normal.

Para a gravação e edição dos materiais, os estudantes contaram com um importante reforço na produção: a vinda de mais de 40 equipamentos, entre eles, câmera 4k, kit de lentes, baterias, tripé, microfone, gravador de som digital, mesa digitalizadora com caneta profissional, garantidos pelo Prefeito Fedoca Bertolucci, em 2017, com o governo federal. Os equipamentos representam mais de R$ 500 mil.

“A cada projeto novo, os alunos têm outros aprendizados e a necessidade de buscar soluções para vários pequenos problemas que vão surgindo ao longo do caminho. A produção audiovisual estudantil é um exercício de criatividade, de expressividade e também uma forma de incentivo à autonomia e à responsabilidade”, afirma a professora do EducaVídeo, Amanda Menger.

A aluna Ticiane da Silva, 14, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maximiliano Hahn, está há quatro anos no projeto e conta das experiências durante as exibições. “A sensação de se ver na tela é muito estranha, é uma mistura de nervosismo com uma ansiedade boa. A gente sabe exatamente o que vai ver, mas dá aquele frio na barriga, dá pra lembrar de cada detalhe, de todos os dias de gravação”, conta a jovem.

“O EducaVídeo incentiva os estudantes, gerando experiências únicas e enriquecedoras. Chegamos ao quinto ano de exibição dos filmes produzidos por alunos da rede pública municipal no grandioso Palácio dos Festivais. Além disso, neste ano contamos com um incrível documentário que muito nos orgulha, pois homenageia os 20 anos da Corrida Pela Vida em Gramado. Esta produção será um divisor de águas, pois foi a primeira obra realizada através da Produtora Experimental do projeto, que conta com os novos equipamentos”, diz a Secretária da Educação, Gilça Silva.

Os ingressos para acompanhar de perto as produções podem ser adquiridos mediante a troca de um quilo de alimento não-perecível, na Secretaria da Educação (nos fundos da Câmara de Vereadores), das 7h30 às 11h30, e das 13h30 às 17h30, e nas escolas municipais de Ensino Fundamental Dr. Carlos Nelz (CAIC), Presidente Vargas, Nossa Senhora de Fátima, Mosés Bezzi, Senador Salgado Filho e Maximiliano Hahn, em período escolar.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

Related Post