Programa Futuro Usuário da Trensurb apresenta para alunos o sistema metroviário

Na tarde de ontem, 21, a Trensurb recebeu a visita de 24 alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Santo Antônio, do município de Rolante. A visita fez parte do Programa Futuro Usuário, desenvolvido pela Trensurb desde 1984 e retomado com a visita de hoje após passar por reformulação. O programa busca sensibilizar jovens estudantes de escolas públicas para o uso correto do sistema metroviário, a fim de contribuir na formação dos futuros usuários do trem.

Os estudantes, com idades de 10 e 11 anos, foram recebidos por funcionários da Trensurb na Estação Mercado, onde embarcaram no trem para se deslocarem até a sede da empresa. No local, foram recebidos pelo diretor-presidente da estatal, David Borille, que contou aos jovens um pouco de sua trajetória profissional e da história da empresa. Em seguida, os alunos visitaram o Centro de Controle Operacional e a área de estacionamento dos trens, onde puderam conhecer a cabine de um dos veículos. Ao final, os estudantes realizaram uma viagem no sistema aeromóvel que conecta o metrô ao aeroporto.

A professora Grasiela Markeviski acompanhou os alunos durante a visita. Segundo ela, a vontade de conhecer o sistema metroviário surgiu das crianças, que sempre viam o trem em vídeos e fotos. “Todos os anos, viemos para Porto Alegre com o 5º ano para conhecer alguns lugares da cidade. Neste ano, surgiu o interesse de conhecer o trem e, como é uma coisa que eles não têm oportunidade na nossa cidade, acho que é algo que vão lembrar para sempre”, disse.

Instituições interessadas em levar seus estudantes para participar do Programa Futuro Usuário devem acessar o site da Trensurb e preencher o formulário de solicitação de agendamento.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

Related Post