Prêmio Press homenageia destaques do jornalismo

A noite de entrega do Prêmio Press 2017 foi emocionante. E feminina. Dos 15 troféus individuais, oito foram conquistados por mulheres, incluindo o prêmio mais importante da noite, o de Jornalista do Ano, conquistado por Patrícia Comunello, do Jornal do Comércio.

Depois de um coquetel que reuniu cerca de 450 pessoas no vestíbulo nobre da Assembleia Legislativa, a cerimônia de premiação teve início com uma seleção de momentos marcantes da história do rádio gaúcho, resgatando vozes como as de Armindo Antônio Ranzolin, Antonio Augusto, Milton Ferreti Jung, José Aldair e Jorge Alberto Mendes Ribeiro.

Na sequência, um filme de seis minutos, produzido pela Mythago, apresentou o tema do Prêmio Press 2017: O Poder da Palavra. A projeção foi contraposta por um grupo de bailarinos, que interagiu com o público, reforçando a ideia de que as palavras tanto podem construir, quanto destruir.

A propósito, a responsabilidade dos profissionais de imprensa no bom uso das palavras foi lembrada em cada ato da cerimônia, e o poder de mobilização, denuncia e informação que elas possuem foi reforçado por atores caracterizados como Fernando Pessoa, Charles Chaplin, Martin Luther King, Getulio Vargas e Ruy Barbosa, que fizeram intervenções ao longo de toda a festa.

Além dos 17 troféus por categorias — 15 individuais e dois para programas de mídia eletrônica — foram feitas duas homenagens por parte da organização do Prêmio Press. O Troféu Advertising, que busca valorizar empresas anunciantes que investem em veículos de comunicação, foi entregue à Central Sicredi Sul e o Troféu Sistema Fiergs – Homenagem Especial foi dado ao empresário e publisher Jorge Polydoro.

Ivan Novello, gerente de Marketing da Central Sicredi Sul, recebeu o troféu das mãos de Luis Cruz, diretor regional do SBT e Mauro Dorfmann, presidente da ABAP-RS, parceiros da revista Advertising nessa iniciativa e de Nelci Guadagnin, diretora Executiva da Press. Ele destacou a qualidade e a maturidade da imprensa gaúcha e o relacionamento cooperativo que a empresa mantém com os profissionais de comunicação do Rio Grande do Sul.

Jorge Polydoro recebeu o troféu Homenagem Especial das mãos de Ricardo Sessegolo, vice-presidente da Fiergs, e destacou a importância da entidade no projeto da revista Amanhã, iniciado em 1986 em parceria com a Fiergs, a partir da publicação de fascículos mensais que analisavam e projetavam a economia do Estado para o futuro. “A capa do primeiro fascículo mostrava uma ema enrolada numa boleadeira e alertava para as dificuldades econômicas do estado. O segundo fascículo mostrava um gráfico de queda de desempenho sobre uma foto do Palácio Piratini e falava sobre a crise do estado e o descontrole das contas públicas. Quer dizer, há mais de 30 anos que vivemos em crise e temos dificuldades em resolve-la”.

Julio Ribeiro, diretor Geral da revista Press, se disse muito feliz com mais uma oportunidade de reverenciar os grandes nomes da imprensa gaúcha e destacar o trabalho de colegas jornalistas e radialistas, que souberam fazer um bom uso das palavras na artesania da “melhor das profissões”, ao longo de 2017. “Temos um desafio, a cada ano, de pensarmos e produzirmos um Prêmio Press ainda mais competente, relevante e significativo para a imprensa gaúcha e seus profissionais”, destacou.

A festa do Prêmio Press teve apresentação dos jornalistas Alessandra Bergmann e Edgar Powarczuk, com direção artística de Marley Danchwardt e direção executiva de Nelci Guadagnin.

O 18º Prêmio Press teve o patrocínio de Sistema Fiergs, Sistema Fecomércio, Sicredi, Sinduscon, Ciee-RS, Sticc, Corsan e o apoio de ABAP, SBT, Vinícola Salton, Krim Bureau e Assembleia Legislativa.

Vencedores do Prêmio Press 2017

Estagiário de Jornalismo do Ano — Troféu Ciee-RS: Luiza Fritzen/Jornal do Comércio
Repórter de Rádio do Ano — Troféu Sticc: Samantha Klein/Rádio Guaíba
Repórter de Televisão do Ano: Daniela Mallmann/SBT
Repórter de Jornal/Revista do Ano – Troféu Sistema Fecomércio: Carol Zatt/Jornal do Comércio
Colunista de Jornal/Revista do Ano – Troféu Fernando Albrecht: Paulo Germano/Zero Hora
Comentarista de Televisão do Ano: André Machado/Band TV
Comentarista de Rádio do Ano – Troféu Ruy Carlos Ostermann: Adroaldo Guerra Filho/Rádio Gaúcha
Apresentador de Televisão do Ano – Troféu Sicredi: Daniela Ungaretti/RBS TV
Apresentador de Rádio do Ano: Diego Casagrande/Rádio Band
Jornalista de Web do Ano: Patricia Knebel/Mercado Digital (Jornal do Comércio)
Repórter Fotográfico do Ano: Ricardo Giusti/Correio do Povo
Repórter Cinematográfico do Ano: Glaucius Oliveira/RBS TV
Locutor/Apresentador de Notícias – Troféu Milton Ferrreti Jung: Sergio Stock/Band TV
Jornalista Destaque do Interior – Trófeu Sicredi: Denise Cruz/Rádio União (Novo Hamburgo)
Melhor Programa de Rádio do Ano – Troféu Corsan: Timeline/Rádio Gaúcha
Melhor Programa de Televisão do Ano: RBS Notícias/RBS TV
Jornalista do Ano – Troféu Sinduscon: Patricia Comunello/Jornal do Comércio
Troféu Advertising: Central Sicredi Sul
Troféu Sistema Fiergs – Homenagem Especial: Jorge Polydoro

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

Related Post