Prefeitura de Novo Hamburgo divulga comunicado sobre a situação dos serviços públicos com a paralisação

Nesse domingo (27), a Prefeitura de Novo Hamburgo (PMNH) divulgou um comunicado sobre a manutenção dos serviços essenciais nesses dias de paralisação. Após reunião juntamente com o departamento jurídico, a prefeita Fatima Daudt, não descarta a possibilidade de assinar decreto de situação de emergência, no sentido de agir de forma preventiva para assegurar o abastecimento e manutenção dos serviços essenciais. Em caso de mudanças no cenário, será emitido um novo comunicado por meio dos canais oficiais.

Saúde

Os serviços de saúde do município permanecem restringidos, seguem sendo priorizados os casos de urgência e emergências. O Hospital Municipal continua enfrentando problemas com o fornecimento de alguns insumos. No entanto, a administração se mantém contornando situações emergenciais.

O transporte de pacientes pela Secretaria Municipal de Saúde para Porto Alegre segue afetado e tem alguns deslocamentos cancelados, pois o combustível disponível permanece guardado para casos de extrema urgência. Também há falta de profissional em algumas unidades de saúde por problemas no deslocamento. Por isso, a Prefeitura pede novamente a compreensão em caso de atrasos e reforça a orientação para que a população procure atendimento apenas em caso de urgência.

As visitas domiciliares da atenção básica estão suspensas, assim como o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD/Melhor em Casa), exceto para os pacientes que necessitem de atendimento contínuo. As cirurgias eletivas, os atendimentos ambulatoriais e os transportes sem urgência também seguem restritos. As unidades de saúde continuam atendendo intercorrências. E a maternidade mantém seu atendimento normal.

A medida visa a economia de insumos, a fim de garantir a continuidade do atendimento de casos graves e emergenciais até a normalização do abastecimento.

Recolhimento de lixo

O município manteve em funcionamento a coleta de lixo também neste domingo (27). Mas a Prefeitura Municipal reforça o pedido de colaboração da população, especialmente com relação a questão do lixo domiciliar, para que só seja colocado nas lixeiras nos horários previstos para o recolhimento. Segue o alerta de que o desabastecimento de combustíveis ainda pode afetar a prestação de serviços.

Segurança

Todos os guardas municipais estão em operação neste domingo, 27. Já o patrulhamento com as viaturas continua sendo otimizado.

Transporte coletivo

Nesta segunda-feira (28), todas as empresas vão utilizar a tabela de horários de ônibus de sábado, em todas as linhas, circulando somente no período entre as 05h30 às 08h30 e 17h30 às 20h30. Nos demais horários não haverá transporte público. O impacto se deu em virtude das reservas de combustível das companhias estarem se esgotando. No entanto, com a gradativa liberação de abastecimento aos serviços essenciais, os horários de circulação poderão apresentar melhora, também gradativa.

Comusa

A população de Novo Hamburgo continuará tendo abastecimento normal de água. A Comusa Serviços de Água e Esgoto garantiu a aquisição dos produtos necessários para o tratamento de água, e segue operando normalmente. Não há previsão de desabastecimento. A única alteração em relação aos serviços da Comusa se dá na realização dos consertos de vazamentos.

Escolas Municipais

Nesta segunda-feira (28), as escolas municipais não terão aula. Em virtude do desabastecimento de alimentos para a merenda escolar, de gás e de dificuldade de deslocamento de funcionários e alunos, estão suspensas as aulas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos em todas as Escolas Municipais. A situação será reavaliada hoje, quando será emitido novo posicionamento sobre procedimento nos próximos dias.

Foto: divulgação | Fonte: Assessoria

Related Post