Pesquisadora da Feevale lança cartilha sobre ergonomia

A coordenadora do programa de pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale, Jacinta Sidegum Renner, foi a organizadora da cartilha “Ergonomia: uma abordagem conceitual”, lançada na última semana. O documento foi lançado pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), por meio do Grupo de Estudos do Ambiente do Trabalho (Geat), que é integrado pela pesquisadora.

A cartilha traz uma abordagem conceitual para nortear ações em ergonomia dentro das indústrias, em diversas áreas de atuação. A publicação tem o objetivo de orientar as empresas para além da Norma Regulamentadora nº 17 (NR17), compilando assuntos pertinentes como postura, manuseio e transporte de cargas, ritmos de trabalho, entre outros.

Segundo a professora Jacinta, a ergonomia é um assunto que está intimamente relacionado com a saúde dos trabalhadores. A cartilha pretende auxiliar indústrias de diversos ramos nas práticas preventivas dentro do ambiente de trabalho.

Espera-se que a cartilha impacte tanto no grande quanto no médio e pequeno empresário. Para isso, foi pensado em um meio de divulgação acessível e de fácil compreensão”, afirma.

A ergonomia, tem por objetivo estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar o máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. A publicação está disponível, de forma gratuita, para download no site da Fiergs.

Foto: divulgação | Fonte: Assessoria

Related Post