Osvino Toillier recebe título de Cidadão Honorário

A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realizou na noite desta segunda-feira, dia 30, uma sessão solene para a entrega do título de Cidadão Honorário ao professor Osvino Toillier. A proposição foi do vereador Edmar Guilherme Hermany (Progressistas). A sessão contou com a presença de diversas pessoas ligadas à área da educação, além de lideranças, amigos e familiares.

A mesa foi composta pelo presidente do Legislativo Bruno Cesar Faller, pelo secretário Alex Knak, pela vice-prefeita Helena Hermany; pela professora Iria Bender e pelo presidente licenciado do Sinepe-RS, Bruno Ezerik. A noite foi abrilhantada por músicas entoadas pelo Coral de Rio Pardinho, e pelo professor Abílio Piovesan.

O vereador Edmar Hermany fez uma rápida apresentação da trajetória de Toillier – que foi seu colega de internado no Colégio Mauá -, e seguiu como funcionário da escola e, posteriormente professor, e diretor do educandário, em 1980, posto que ocupou até 1986, quando foi transferido para Novo Hamburgo, atuando na direção da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo. Em 1992, passou a integrar a diretoria do Sindicato das Instituições de Ensino Privado do Rio Grande do Sul (SINEPE-RS), instituição a qual tornou-se presidente em 2004, sendo reeleito por dois mandatos.

Além disso, Toillier se dedica a produção de artigos para publicação na imprensa, comentários em rádios, e tem sete livros publicados: Um olhar para o Vale, com quatro volumes; 100 Histórias de Vida e Sabedoria; Trilhas e trilhas – crônicas; Ao mestre com carinho. Ainda profere palestras sobre educação para pais e professores.

Num pronunciamento muito emocionado, Osvino Toillier, lembrou de pessoas importantes em sua vida ao longo da caminhada no município. Agradeceu também à esposa Silvania, e lembrou os filhos Carlos Alberto e Ana Luísa. “Minha atividade profissional ficou definitivamente vinculada à educação, por cujo encanto me apaixonei”, observou.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

Related Post