Novo Hamburgo receberá melhorias na mobilidade urbana

A prefeitura de Novo Hamburgo apresentou, nesta quinta-feira (26), o cronograma do Plano de Mobilidade Urbana, que terá o trabalho de campo começando até o final do mês, a partir da realização de pesquisas com os motoristas e pedestres.

Identificados com coletes e crachás do consórcio responsável pelo plano, Idom Planmob, os pesquisadores irão traçar um panorama completo de todas as atividades envolvidas. O Plano de Mobilidade Urbana faz parte do Plano Cidades e a consultoria foi contratada dentro do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI) de Novo Hamburgo, com recursos captados junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Essa é apenas uma das ações de um estudo completo sobre a mobilidade, que irá durar até abril de 2019 e preparar a cidade para os próximos 20 anos. Nessa etapa de levantamento de dados, a equipe entrevistará os cidadãos junto aos semáforos, nos ônibus, no trem, além de contatar moradores por telefone, detectar o fluxo motorizado que acessa e sai da cidade, realizar um estudo de rotação de estacionamento, fazer uma contagem automática por sistema de vídeo e também o fluxo de pedestres e ciclistas.

Para que o projeto atinja os objetivos juntos aos 27 bairros onde será realizado, a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Roberta Gomes de Oliveira, reforça a importância da comunidade, colaborando e respondendo os pesquisadores: “O Plano será construído com a proposta da mobilidade sustentável, ou seja, queremos priorizar o pedestre, o ciclista, o usuário de transporte coletivo e, por fim, o carro”, diz ela, lembrando que a ideia também integra o plano de governo da atual administração, no sentido de pensar uma cidade mais voltada às pessoas.

As ações

  • Serão realizados três seminários para apresentação do plano de comunicação, diagnóstico e propostas de mobilidade;
  • Serão feitas audiências públicas com a participação da sociedade civil;
  • Contagem volumétricas: serão realizadas em 17 pontos de contagem durante um dia de trabalho (24horas);
  • Fluxo motorizado que entra e sai da cidade: serão 11 pontos de pesquisa. O Objetivo é realizar 150 pesquisas em cada ponto;
  • Rotação de estacionamento: Novo Hamburgo tem 1850 vagas. Serão identificadas e selecionadas 10 zonas onde haverá análise de rotação a cada 30 minutos;
  • Trem: Em cada uma das cinco estações serão 100 pesquisas;
  • Ônibus: Questionamentos serão feitos nas 10 linhas de ônibus. Ao todo serão 2 mil pesquisas.
Foto: Reprodução | Fonte: Assessoria

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