Novo Hamburgo ganha Centro Integrado de Especialidades em Saúde

A Universidade Feevale inaugurou, nesta quinta-feira (14), o Centro Integrado de Especialidades em Saúde (CIES). O espaço, localizado junto ao Câmpus II da instituição, abriga laboratórios da área da Saúde e recebeu investimentos na ordem de R$ 16 milhões.

Participaram da solenidade diversas autoridades da Feevale, dos municípios e de hospitais da região, entre as quais, a reitora da Universidade, Inajara Vargas Ramos, e o vice-prefeito e secretário da Saúde de Novo Hamburgo, Antônio Fagan. A cerimônia também marcou uma homenagem a João Carlos Schmitz, cujo nome foi dado ao auditório do CIES, por sua dedicação e contribuição para a fundação, o crescimento e o desenvolvimento da Universidade Feevale.

O CIES possui uma área física total de 3.246m² e é destinado à formação dos profissionais de saúde e ao atendimento dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), convênios e particulares. O espaço está estruturado em três áreas de funcionamento: assistencial, de ensino e de exames laboratoriais.

A área assistencial conta com consultórios e atendimentos de Fisioterapia, Educação Física, Nutrição e Quiropraxia. O local também será destinado a serviços de Enfermagem e diferentes especialidades médicas. Além disso, conta com uma unidade da Farmácia Universitária, Laboratório de Análises Clínicas e Toxicológicas e Laboratório de Métodos Diagnósticos (ergoespirometria).

Miguel Schmitz, irmão de João Carlos Schmitz, prestigiou o evento e falou em nome da família. “Tomado de emoção, lembro a trajetória do meu irmão, que se dedicou desde cedo à educação e que, em 1969, se empenhou nos trabalhos iniciais de trazer o ensino superior a Novo Hamburgo. Essa homenagem ficará marcada de forma indelével nesse auditório, local em que tantas coisas memoráveis acontecerão”, disse.

De acordo com Cesar Augusto Teixeira, diretor do Instituto de Ciências da Saúde da Feevale, com o Centro Integrado de Especialidades em Saúde, os estudantes têm uma estrutura qualificada, com tecnologia de ponta, que lhes oferece a oportunidade de obter experiências que vão fazer a diferença em sua vida profissional. “Esse é um espaço de produção, difusão e socialização do conhecimento que, certamente, irá refletir na saúde da população de Novo Hamburgo”, afirmou.

Para Antônio Fagan, vice-prefeito e secretário da Saúde de Novo Hamburgo, o CIES é um marco significativo na cidade. “A Feevale apresenta um empreendimento voltado para a saúde pública e para a educação em saúde pública. A cidade está se transformando, com o passar do tempo, em um polo da saúde, e isso tem, em muito, a participação da Universidade”, declarou.

Inajara Vargas Ramos, reitora da Universidade Feevale, explicou que, muito do que a Instituição é, hoje, deve-se à essência dos pioneiros como João Carlos Schmitz. Ela afirmou, ainda, que, com o CIES, um projeto feito a muitas mãos com o objetivo de atender à população, se concretiza. “Aqui, há uma proposta de se fazer o entrelaçamento de áreas, em um trabalho multidisciplinar que possa gerar novos conhecimentos e novas formas de atender, em que a extensão, a pesquisa e a inovação possam conversar. São várias áreas profissionais trabalhando sobre o paciente a fim de atendê-lo integralmente. Em tempos não tão fáceis, ainda conseguimos fazer coisas grandiosas”, concluiu.

Foto: Ana Knevitz/Divulgação | Fonte: Assessoria

Related Post