Morgana Neumann é a Rainha do Folclore Alemão de Nova Petrópolis

As soberanas que representarão o 46º Festival Internacional de Folclore foram eleitas na noite deste sábado (28), no 31° Baile de Escolha das Soberanas do Folclore Alemão. O evento foi realizado na Sociedade Cultural e Recreativa Tiro ao Alvo, em Nova Petrópolis.

Morgana Neumann, do Böhmerlandtanzgruppe, de Linha Imperial, recebeu o título de Rainha do Folclore Alemão 2018/2019. A faixa de 1ª Princesa ficou com Stéfani Wiltgen Gregórius, do Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein, da Linha Brasil e Linha Araripe. A 2ª Princesa é Eduarda Francine Weschenfelder, do Volkstanzgruppe Edelstein, da Fazenda Pirajá.

O 46º Festival Internacional de Folclore ocorre de 13 a 29 de julho de 2018, no município. O evento é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs (AGDFA-NP) e Prefeitura de Nova Petrópolis.

A jornada das candidatas teve início ainda na tarde de sábado, dia 28, com a entrevista aos jurados, realizada no Parque Aldeia do Imigrante. As representantes dos grupos folclóricos foram questionadas sobre histórico do traje, cultura local, histórico do evento, turismo local e língua alemã. No baile de escolha, os quesitos beleza, simpatia, dança da candidata, dança do grupo e microfone foram avaliados pelos jurados.

Cinco representantes dos grupos que compõem a Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis disputaram o título de Rainha e Princesas do Folclore Alemão 2018/2019. O júri foi composto pela Mestre em Turismo e vice-presidente da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo (ABBTUR), Rita Michelon; pela Mestre em História Moderna, Contemporânea, Medieval e Antropologia Cultural pela LMU de Munique e editora da Revista Der Hut, com o tema cultura alemã e teuto-brasileira, Elisangela Leitzke; pelo diretor do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, Giovanni Mesquita; pelo vice-presidente da Associação de Organizações de Festivais Folclóricos do Rio Grande do Sul e do Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo 2018, Cledson Basso, e pela Mestre em História do Brasil, escritora e professora da Universidade de Caxias do Sul, Ivoni Nör.

O prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn, exaltou a importância que o Festival Internacional de Folclore representa para Nova Petrópolis e região, enaltecendo a união da comunidade na realização do  maior evento cultural da Serra Gaúcha.

Um evento como o Baile de Escolha das Soberanas do Folclore Alemão não chega por acaso a 31 edições. Podemos sentir a força da cultura alemã no Município! É emocionante ver tantas pessoas engajadas e trabalhando juntas para preservar as tradições germânicas. Percebemos aqui o quanto a comunidade de Nova Petrópolis ama a cultura e fará de tudo para preservar o folclore alemão. O 46º Festival Internacional de Folclore inicia, oficialmente, dia 13 de julho, mas, já podemos sentí-lo aqui hoje, nesta noite”, disse o prefeito Lelo.

Foto: divulgação | Fonte: Assessoria

Related Post