Instituto Crescer Legal promove encontros sobre direitos da população rural

O Instituto Crescer Legal realizou, no primeiro fim de semana de abril (6 à 9), o Programa de Aprendizagem Profissional Rural, em Boqueirão do Leão, Candelária, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Venâncio Aires e Vera Cruz . As atividades fizeram parte do primeiro eixo pedagógico do curso Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural.

O Conselho Tutelar do município, representado pelas conselheiras tutelares Júlia Macedo e Lisane Melz, relatou aos jovens aprendizes o seu papel na sociedade, as ações desenvolvidas para a garantia do direito de crianças e adolescentes no município. Na ocasião foram discutidos temas como trabalho infantil, alcoolismo, drogas, abandono de incapaz, evasão escolar, entre outros.

A participação do Conselho tutelar foi extremamente importante para nosso aprendizado, pois esclareceu muitas dúvidas e desfez a visão negativa que a sociedade acaba impondo sobre o que é o Conselho tutelar. Fez com que nós aprendizes olhássemos de outra forma, que ele existe para ajudar e proteger crianças e adolescentes”, avaliou a aprendiz Camila dos Santos.

O Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Santa Cruz do Sul, representado pelo presidente Renato Goerck e a assistente social Salete Faber, abordou a busca pela garantia de interesses e acesso a serviços aos agricultores familiares. Segundo Goerck, o sindicato informa e viabiliza ao agricultor serviços como o Cadastro Ambiental Rural (CAR), assistência previdenciária, médica e odontológica, e oferta de cursos para ampliar o conhecimento no campo e diversificar a renda. Proporciona também acesso a políticas públicas voltadas para o meio rural, com destaque para a produção e a comercialização de alimentos e a de habitação rural.

Foto: divulgação | Fonte: Assessoria
0 Comments

Related Post