Gramado homenageia Pozenato, autor de “O Quatrilho”, nos 50 anos da Biblioteca Cyro Martins

Para comemorar o aniversário de 50 anos da Biblioteca Pública Municipal Cyro Martins, fundada em 8 de novembro de 1968, a Prefeitura de Gramado e o Conselho Municipal de Política Cultural fizeram uma programação especial: uma homenagem ao escritor José Clemente Pozenato, autor do romance “O Quatrilho”, pelo qual descreve a vida de dois casais de imigrantes italianos e assim obtém poderosa narrativa que personifica a saga destes em meio às colônias do Rio Grande do Sul.

O romance, publicado em 1985, ajuda os leitores na compreensão de todo um importante período histórico que começa próximo ao fim da monarquia e adentra o início da república no Brasil.
Ao homenagear Pozenato, a administração municipal procura reverenciar aqueles que são a principal razão da existência das bibliotecas – os escritores. O evento, que inicia às 8h30, da próxima quinta-feira (8) é aberto ao público e tem entrada franca.

Nascido em 1938 em São Francisco de Paula, Pozenato não só produziu esta obra literária importante para o Brasil, como a fez valorizando inúmeros aspectos da cultura, da história e dos costumes riograndenses e, sobretudo, examina com sua criação os reflexos causados pela imigração de europeus, principalmente os italianos – dos quais descende – que fluíram para esta localidade a partir do século 19, sendo Gramado uma comunidade bastante representativa de tais fenômenos sociais em nosso estado.

“Impressionando tanto pelo argumento como pela estética de sua ficção, O Quatrilho acabou por ultrapassar as fronteiras da literatura a partir do momento em que os artistas da cinematografia enxergaram em sua estória a base para fascinante roteiro de um filme. Foi então o diretor carioca Fábio Barreto que adaptou a obra para o cinema, lançando em 1995 o filme com título homônimo, que por ter sido muito bem recebido pelo público e pela crítica, foi já no ano seguinte, em 1996, indicado ao Oscar como melhor filme estrangeiro”, salienta o conselheiro Miguel Sória.

Serviço

O que: Jubileu da Biblioteca Pública Municipal Cyro Martins – homenagem ao escritor José Clemente Pozenato, autor do romance “O Quatrilho”
Quando: 8/11
Onde: Biblioteca Pública Municipal Cyro Martins (Rua São Pedro, nº 369, fundos da Câmara de Vereadores)
Quanto: Entrada franca

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

Related Post