Gestantes conhecem Maternidade do Hospital Municipal de Novo Hamburgo

sábado (16) foi de visita na Maternidade do Hospital Municipal de Novo Hamburgo. Mesmo com chuva, cerca de 30 pessoas, entre gestantes e acompanhantes, estiveram nas dependências da Casa de Saúde e puderam tirar dúvidas, conhecer a estrutura e receber orientações e dicas da equipe multidisciplinar. A iniciativa faz parte da proposta de atenção humanizada à gravidez, parto e puerpério, uma das diretrizes da Rede Cegonha. A Direção da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo e o Secretário de Saúde, Antônio Fagan, participaram do evento

De início, as gestantes receberam informações da Enfermeira Coordenadora da área Materno-infantil, Carla Watte, sobre os fluxos do serviço e o que deve conter na bolsa que será trazida à maternidade. A nutricionista Raquel Apratto falou sobre a importância de uma boa alimentaçãodurante a gestação e no pós-parto da mulher. Ela esclareceu como funciona o setor de nutrição do Hospital, que conta com uma equipe exclusiva para as gestantes e bebês, que auxiliam também no início da amamentação.

O médico coordenador da Obstetrícia, Fabiano Vasconcellos, conversou e tirou dúvidas sobre os tipos de nascimento e método utilizados no momento do parto. Posições e formas de minimização da dor também foram abordadas. “Seguimos as práticas recomendadas pelo Ministério da Saúde,de forma a priorizar pela segurança da mulher e do bebê”, frisou.

Visita na Maternidade

Após conversa com a equipe, as gestantes foram guiadas pelo Hospital, onde seguiram o caminho que farão ao chegar na casa de saúde. Junto de seus acompanhantes, elas conheceram os setores, em prioridade a Maternidade e Centro Obstétrico, local em que passarão pelo momento tão esperado do nascimento.

À espera da sua primeira filha, Tamara Silva, 26, e o companheiro Ismael Ribeiro, 27, foram os primeiros a chegar no Hospital Municipal. Eles, que estão há dois anos no município, sentiram-se acolhidos com a atividade. “Pra mim, que ainda não conhecia o hospital, foi muito bom. Consegui tirar todas as minhas dúvidas”, disse Tamara. Ismael também ficou feliz por conhecer os caminhos e fluxos do Hospital. “Saber a quem me direcionar, o que levar e conhecer o local nos tranquiliza”, completou.

A intenção é que a visita seja realizada de forma periódica, proporcionando as gestantes uma maior segurança e tranquilidade na hora do parto.

Foto: Jéssica Santos/Divulgação | Fonte: Assessoria

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *