Fundação Iberê Camargo apresenta Subversão da Forma

De 20 de outubro de 2018 a 6 de janeiro de 2019, a Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, apresenta a exposição Subversão da Forma. Com curadoria de Bernardo José de Souza, a coletiva cerca de 20 obras dos artistas Daniel Steegmann Mangrané, Erika Verzutti, Iberê Camargo e Luiz Roque, que tratam das relações travadas entre a humanidade e o mundo, inaugurando um processo de subversão da própria natureza de nossa existência. Na abertura que acontece sábado, 20, às 15h, ocorre uma visita mediada à exposição, com a presença do curador e dos artistas Erika Verzutti e Luiz Roque. A entrada é franca, sem inscrição prévia.

Subversão da Forma busca relacionar um conjunto de obras, mas sobretudo de artistas que exploram um repertório comum mesmo com vocabulários diferentes, que faz rever o mundo sob novas perspectivas, subvertendo nossas indagações metafísicas. Dessa forma, as obras presentes na exposição composta por esculturas, instalações, pinturas, serigrafias, aquarelas e vídeos são dotadas de uma presença escultórica e uma carga altamente performática.

“Esta mostra nasce justamente do desejo de repensar as formas reconhecíveis que nos rodeiam, de instar o público a encontrar estranhamento naquilo que lhe (nos) é familiar, bem como identificar semelhança naquilo que parece estranho”, explica o curador.

A Fundação Iberê Camargo é uma instituição privada sem fins lucrativos, criada em 1995, a partir de um desejo do próprio artista e sua esposa, Maria Coussirat Camargo, e com o apoio de amigos e empresários de Porto Alegre. Tem o patrocínio de Itaú, Grupo GPS, IBM, Oleoplan, Agibank, BTG Pactual, Banrisul e apoio SLC Agrícola, Sulgás e DLL Group, com realização e financiamento do Ministério da Cultura / Governo Federal. Hotel oficial: Ibis Styles Porto Alegre. Serviços de tradução: Traduzca. Patrocinador do projeto Iberê nas Praças: Corsan – Companhia Riograndense de Saneamento. Apoiador da exposição Subversão da Forma: Unisinos.

Foto: Reprodução | Fonte: Assessoria

Related Post