Freud e os Escritores comemora sete anos com novo espetáculo

Comemorando sete anos, o projeto Freud e os Escritores apresenta o espetáculo “Ouse: Freud e Lou Andreas-Salomé” no dia 18 de outubro, no Theatro São Pedro. A escritora russa, que sonhava ser psicanalista e o psicanalista, que escrevia sonhos como um escritor estarão em cena, intermediados por Anna Freud, filha do criador da psicanálise. As intérpretes Janaina Pelizzon, Lenira Fleck e Liana Timm estarão sob a direção geral de Graça Nunes e a direção de movimento de Carlota Albuquerque.

No palco, a performance recria o clima envolvente que reconstitui e põe em cena o pensamento de Freud, de Lou Andreas-Salomé e de Anna Freud, revelando desabafos e vivências peculiares no cenário da Viena do final do século XIX e início do século XX. Lou foi analista de Anna Freud e, entre lembranças e discussões teóricas, desenrolam-se alguns momentos marcantes da vida destes personagens que, questionam e promovem reflexões sobre a “essência” do que nos constitui humanos.

A relação entre Freud e Lou Andréas-Salomé iniciou tardiamente, mas foi muito intensa. A escritora conheceu Freud em 1911, no Congresso da Associação Psicanalítica em Weimar e, em seguida, já escrevia a respeito de sua importante relação com a psicanálise: (…) o estudo da psicanálise me assombra sem cessar e quanto mais me aprofundo, mais ele me cativa” (…).

Apesar das cisões ocorridas dentro do movimento psicanalítico, o elo entre eles persistiu fiel. Essa amizade acalentou os últimos anos de sofrimento de Freud e Lou, em função do câncer que ambos lutaram até o final de suas vidas.

Lou Andreas-Salomé, cinco anos mais jovem que Freud, era uma mulher muito além de seu tempo, cujo brilho intelectual conferiu-lhe o fascínio que exerceu sobre homens e mulheres que com ela conviveram. Influenciou os círculos artísticos, deixando marcas na vida de pensadores como Nietzsche, Rainer Maria Rilke, Paul Rée e, até mesmo, Richard Wagner.

Os ingressos podem ser adquiridos através do link.

Sobre Freud e os Escritores

Criado em 2010, o projeto propõe encontros entre o pai da Psicanálise, Sigmund Freud e escritores consagrados, cujas letras marcaram as entrelinhas da transferência de Freud com a psicanálise. Freud e a filha Anna Freud recebem convidados ilustres para discutir a condição humana, conceitos psicanalíticos fundamentais, além da relação da psicanálise com as outras áreas do conhecimento.

Serviço
O quê: Ouse: Freud & Lou Andreas-Salomé
Quando: 18/10, às 21h
Onde: Theatro São Pedro, Praça Marechal Deodoro, s/n, bairro Centro Hstórico, Porto Alegre
Quanto: A partir de R$ 20

Fonte: Assessoria

Related Post