Festival da Primavera – Frühlingsfest inicia com sucesso em Nova Petrópolis

A 8ª edição do Festival da Primavera – Frühlingsfest encantou e envolveu o público no primeiro fim de semana do evento. Parada das Flores, Desfile Farroupilha, teatro, minioficinas, atrações musicais e caminhada fotográfica marcaram a programação de quinta a domingo. O maior evento de paisagismo e flores do sul do país prossegue até o próximo domingo, 30, diariamente das 9h às 19h, na Rua Coberta, junto à Praça das Flores, em Nova Petrópolis. É aberto ao público e tem entrada franca.

Mais de 30 expositores e comerciantes participam do festival. Os visitantes podem adquirir diversos tipos de flores e artigos para jardins, conferir o trabalho de paisagistas, participar de minioficinas e aproveitar as atrações culturais que integram a programação do Frühlingsfest. O evento também proporciona qualificação técnica e oportunidades de negócios.

A abertura oficial dessa edição ocorreu na sexta-feira, 21. O prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn; a primeira-dama, Marion Spier Hahn; o vice-prefeito, Charles Paetzinger e sua esposa, Sandra Fernandes; o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Paulo Roberto Staudt, demais autoridades, expositores e comunidade prestigiaram a cerimônia.

O prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn, enalteceu o orgulho de sentir o perfume das flores durante o Festival da Primavera, que é um evento construído por muitas mãos. O secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Nova Petrópolis, Paulo Roberto Staudt enfatizou o investimento de R$ 85 mil na promoção do Festival da Primavera 2018 e a importância de todos que acreditam no evento.

A Avenida 15 de Novembro foi palco da manifestação do orgulho gaúcho de prendas e peões durante o Desfile Farropilha, realizado em 20 de setembro. No dia em que Nova Petrópolis recebeu a estação mais colorida do ano, a beleza das flores foi evidenciada no sábado, 22, durante a Parada das Flores. Escolas de Educação Infantil, grupos de danças folclóricas alemãs, bandas marciais escolares e entidades desfilaram o colorido da Primavera pela principal avenida do Município.

As minioficinas também cativaram o público do Festival da Primavera. “Óleos essenciais e a forma de uso”, com Rita de Cássia Prerniska; “Manejo de abelhas sem ferrão”, com Orlando Morschel; “Cultivos em pequenos espaços”, com Júlio Guiliani foram alguns dos temas das minioficinas realizadas no primeiro fim de semana do evento. O Curso de Biologia e de Turismo da Feevale ainda organizou as minioficinas “Fazendo Kokedamas sem mistério” e “Sustentabilidade para jardins residenciais” durante o festival.

Rodrigo Soltton, Gerson Müller, Kael, Acústico Folks, Alcido Kogler, Acústico Leebe e bandinhas típicas alemãs animaram os primeiros dias do 8º Festival da Primavera – Frühlingsfest. O evento ainda contou com a manifestação artística da Borboleta Tuca, que também integrou o elenco do teatro “A Chegada da Primavera”, apresentado durante o fim de semana.

Na sexta-feira, ocorreu a visita técnica ao Horto Municipal. O coordenador do setor, Alexandre Lanius Silva, acompanhou o grupo pelas dependências do horto e ainda explicou o funcionamento do local de produção das flores do Jardim da Serra Gaúcha. Ontem, o fotógrafo Mauro Stoffel conduziu o grupo de apaixonados pela arte durante a Caminhada Fotográfica. A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – Trindade promoveu o Culto da Primavera no domingo de manhã para receber a estação mais florida do ano.

O Florescer do Feminino: 2º Encontro de Sabedoria Feminina da Serra Gaúcha foi realizado no sábado, com o tema “Um reencontro com seu empoderamento feminino”. Mais de 60 pessoas, entre homens e mulheres, de 15 cidades do Estado e de Santa Catarina participaram do evento, no Recanto do Vovô Augusto, que contou com palestras, rodas de dança e conversa, exposição de produtos naturais e artesanais, em um ambiente tranquilo em meio à natureza. O evento foi uma promoção de Estefânia Michaelsen – Terapeuta Holística Transcultural, Moon Mother, Astróloga e Guardiã de Círculos Femininos e Idealizadora da Caderneta da Lua.

O Festival da Primavera – Frühlingsfest é uma realização da Prefeitura de Nova Petrópolis e tem o patrocínio de Sicredi Pioneira RS. São parceiros: Universidade Feevale; Salix Paisagismo e Meio Ambiente; Toni Backes Paisagismo e Arquitetura; Associação Tchon Ji, AFLORI – Associação Rio-Grandense de Floricultura; NovaMel e Revista Natureza. São apoiadores: Rossetto Equipamentos Fotográficos; Mauro Stoffel; Stoffel Digital; Nova Imóveis e Turismo; Turm Vídeo; Hotel Petrópolis; Gastropub Edelbrau; Cervejaria Edelbrau e Associação Rota Romântica.

8º Congresso Paisagismo Regenerativo
O Congresso Paisagismo Regenerativo está em sua 8ª edição e faz parte da programação do Festival da Primavera desde 2011. O congresso de 2018 traz um tema inédito e de vanguarda. Se propõe a entender como se organizam alguns biomas, a energia dinâmica da natureza e sua incrível biodiversidade para servir de modelo e inspiração às criações de JARDINS NATURALISTAS.

Este evento objetiva aprender mais sobre o tema com renomados mestres do paisagismo contemporâneo e atualizar os conhecimentos na área de paisagismo e afins. É direcionado a arquitetos, paisagistas, técnicos em paisagismo, biólogos, profissionais das áreas ambientais, jardineiros profissionais e amadores e público em geral.

O 8º Congresso Paisagismo Regenerativo ocorre dias 28, 29 e 30 de setembro, no Plenarinho da ACINP e é uma realização de Toni Backes Paisagismo e Perau do Encanto – Escola de Paisagismo. Mais informações e inscrições: www.paisagismoregenerativo.com.br, contato@paisagismoregenerativo.com.br ou (54) 3281-3619 e (54) 9 8418-3620.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

Related Post