Ex-aluna da Escola Municipal Bom Pastor relata experiência de viagem à Alemanha

A estudante Taciana Franck Ullmann, que foi contemplada com uma viagem para a Alemanha pelo Instituto Goethe após um sorteio realizado entre os alunos da rede Municipal, esteve no país entre 14 de julho e 4 de agosto. A ex-aluna da Escola Municipal Bom Pastor foi aprovada na prova proficiência em língua alemã, nível A1, em 2017, ano em que estava no 9º ano do Ensino Fundamental e estudava na instituição de ensino de Nova Petrópolis.

Taciana de 15 anos foi escolhida em uma seleção de 84 escolas participantes. No Brasil, apenas três instituições foram sorteadas. Além da aluna da Escola Municipal Bom Pastor, foram escolhidos ainda Pablo Fernando Braatz, da Escola Estadual Eliseu Guilherme de Ibirama, em Santa Catarina, e Luize Haab Schuster, da Escola Municipal Padre Schardong de Cerro Largo, no Rio Grande do Sul.

A garota relatou em um breve texto sua experiência no país alemão.
“Eu amei a viagem, foi uma das minhas melhores experiências de vida, e com certeza vou lembrar de cada momento. Eu sempre vou ser muito grata por ter tido a chance de realizar esse meu sonho, que era viajar pra Alemanha. Bom, vou falar um pouco da ‘rotina’ que eu tive lá. Durante a semana, tínhamos aula, não era nada muito puxado e extenso, mas eu agreguei muito conhecimento e deu uma alavancada no meu alemão. Após o término das aulas, tínhamos a tarde livre pra fazer o que queríamos, e todo dia, tínhamos diversas atividades à disposição pra participar.

Na segunda semana eles nos liberaram pra podermos ir ao centro de Pforzheim no nosso tempo livre. Terças e quintas à tarde, tínhamos projetos, música, moda ou fotografia, eu participei do projeto de música, onde tivemos que produzir uma gravação baseada na letra da música escolhida pela professora. Assim foi também nos outros projetos, e os melhores, foram apresentados pra todos no nosso último dia.

No primeiro final de semana, fomos à Stuttgart no sábado, onde fomos no Museu da Mercedes, e depois tivemos um tempo livre pra passear e fazer compras. No domingo, fomos em um parque onde tinha aqueles obstáculos pra escalar, o que foi bem aterrorizante pra mim. No segundo final de semana fomos à Heidelberg, no castelo, e depois tivemos tempo pra passear também e conhecer a cidade, e no domingo, fomos em um boliche. Tivemos algumas festas no hotel também.

Enfim, eu conheci muitas pessoas incríveis, e foi muito legal a mistura de culturas que a gente tinha. Foi difícil me despedir de todo mundo, mas tudo que é bom também acaba, infelizmente. Eu ainda mantenho contato com algumas pessoas que eu fiz amizade lá, e espero que eu ainda possa ver eles de novo um dia. Essa viagem me fez ter a certeza de que eu quero investir no alemão e ir pra lá fazer faculdade – já pensava nisso a algum tempo, mas agora eu realmente quero isso. Foi uma experiência incrível demais, não tem nada igual ao aprendizado que se ganha, nas amizades que se faz. É uma viagem que eu vou levar pra vida”.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

Related Post