Evento internacional marca 45 anos do caratê em Gramado

Durante o último final de semana (23, 24 e 25), cerca de 200 atletas estiveram reunidos em Gramado para o Gashuku Internacional de Karatê-Dô Wado Ryu. Além da representatividade internacional, o evento comemorou os 45 anos da arte marcial no município. Representantes dos Estados Unidos, Japão e de sete estados brasileiros participaram do encontro, sediado no Ginásio José Francisco Perini, o Perinão.

O Gashuku Internacional de Karatê-Dô Wado Ryu foi voltado para a prática e aprimoramento das técnicas dos atletas. Durante os três dias de intensas atividades, os participantes puderam vivenciar em grupo novas experiências, orientados pelos mestres Koji Takamatsu e Sergio Takamatsu. O encontro ocorre anualmente em diferentes lugares do Brasil.

“Considero o evento como um dos maiores e melhores encontros do esporte que já tivemos na cidade. Esse tipo de curso reúne muitas pessoas com o mesmo propósito. É muito importante para o karatê em Gramado que atividades como essa sejam desenvolvidas”, comenta o mestre Luiz Ernel, que participou da organização.

Na manhã do sábado (24), o prefeito João Alfredo Bertolucci, o Fedoca, e o secretário de Esporte e Lazer, Jacó Schaumloeffel, estiveram presentes na abertura oficial do evento, que reuniu participantes e autoridades do Karatê. Na solenidade, foram homenageados os pioneiros da arte marcial no município, Laerte Dutra, Lauro Zinke, Rui Heurich e Danglar Libardi, membros da primeira turma de alunos, de 1973. O presidente da Federação Gaúcha de Karatê, Celso Piasesky, também esteve presente.

Na oportunidade, a Federação Gaúcha de Karatê mostrou interesse que Gramado sedie, no ano de 2019, o Campeonato Gaúcho de Karatê. A cidade também pode vir a sediar as finais nacionais da competição, que garantem vagas para as Olimpíadas de 2020.

“É uma meta da Secretaria de Esporte sempre trazer eventos esportivos para o município, ainda mais com essa repercussão. O karatê é um esporte olímpico, isso possibilita a vinda de vários atletas nacionais para a cidade. O Campeonato Gaúcho de Karatê é um dos vários eventos que estamos buscando para o ano de 2019. Foi apenas uma primeira conversa, mas que já abriu as portas para que futuramente possamos sediar outras atividades”, ressaltou o secretário Jacó.

Foto: Carlos Borges/Prefeitura de Gramado | Fonte: Assessoria

Related Post