Escoteiros mobilizam quase mil pessoas em grandes eventos neste final de semana

Para a maioria dos grupos escoteiros, sábado é dia fixo de atividade e, ocasionalmente, de acampamento. Neste final de semana, a região metropolitana de Porto Alegre foi sede de três grandes eventos que mobilizaram participantes de todo Rio Grande do Sul e, ainda, outros doze estados brasileiros. Todos organizados por voluntários que contribuem com o escotismo a nível regional e estadual, os eventos mobilizaram quase mil pessoas entre participantes, staffs e parceiros.

Foto: Sofia Siebiger/ComunicaRS

Maior atividade escoteira do estado em 2017 ocorreu em Novo Hamburgo
Fadas, duendes, piratas, príncipes e princesas invadiram Novo Hamburgo para uma atividade temática exclusiva para lobinhos, escoteiros de seis e meio a dez anos. O Acantonamento Regional de Lobinhos acontece a cada dois anos e nesta edição teve como tema Deu a Louca nos Contos de Fadas, reunindo 506 crianças e 210 adultos voluntários de 50 Grupos Escoteiros de todo o estado. Na programação diversos jogos e brincadeiras que estimulam o trabalho em equipe, a motricidade, o caráter e também técnicas escoteiras, sempre de maneira divertida e lúdica. A Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha foi sede da atividade, que iniciou na noite de sexta-feira (13) e seguiu até domingo.

Foto: José Carrazzoni/ComunicaRS

Paraolimpíada foi tema de evento escoteiro
Neste final de semana aconteceu no Lindóia Tênis Clube, em Porto Alegre, a Olimpíada Regional Pioneira, evento que ocorre anualmente com o objetivo de proporcionar uma competição saudável e a integração de pioneiros, escoteiros de 18 a 20 anos, de todo o estado. A 25ª edição da atividade teve como tema Jogos Paralímpicos, com o intuito de possibilitar aos quase 100 participantes a vivência dos paratletas e sensibilizando sobre a importância da inclusão. Vôlei sentado, esgrima em cadeira de rodas e judô para cegos foram algumas das modalidades de esportes paraolímpicos realizadas, todas coordenadas por paratletas convidados. Realizado pelos Escoteiros do Brasil – Rio Grande do Sul, a organização ficou por conta de jovens do Grupo Escoteiro Arno Friederich (Porto Alegre).

Capacitação de lideranças juvenis reuniu escoteiros de doze estados na capital gaúcha
Mais de oitenta participantes estiveram presentes no Encontro Nacional de Jovens Líderes, evento que tem como foco incentivar e preparar as lideranças juvenis dentro do movimento escoteiro. Exclusivo para jovens de 18 a 25 anos, a atividade abordou temas como método educativo, comunicação escoteira, projetos sociais, empoderamento e envolvimento juvenil. Escoteiros de estados como Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí e Acre participaram da capacitação que ocorreu de 12 a 15 de outubro na Escola Técnica Parobé, também em Porto Alegre.

Fonte: Assessoria

Related Post