Entidades calçadistas promovem torneio empreendedor

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e entidades setoriais parceiras (Assintecal, CICB e Abrameq), por meio do programa Future Footwear, está com inscrições abertas para equipes dispostas a participar da segunda edição do torneio empreendedor FF Enterprise. Gratuitas, as inscrições são para grupos de duas a quatro pessoas e podem ser realizadas no site até o próximo dia 6 de abril.

Com o objetivo de estimular a criatividade e gerar novas soluções para o setor calçadista, o FF Enterprise deste ano trabalhará as temáticas Automação Industrial, Tecnologia de Materiais, Logística, Novos Modelos de Negócios, Meio Ambiente e Eficiência Energética.

A gestora de Projetos da Abicalçados, Roberta Ramos, explica que, inicialmente, serão selecionadas até 15 equipes que apresentarem as melhores ideias, que serão trabalhadas em etapas até o conhecimento do vencedor, no dia 21 de junho. “Serão levadas em consideração a inovação e, acima de tudo, a viabilidade técnica e comercial do projeto, considerando as temáticas apresentadas”, comenta, ressaltando que os trabalhos serão avaliados por uma banca formada por empresários, especialistas e aceleradoras.

 

Funcionamento

No primeiro momento, as inscrições são abertas para a comunidade em geral até o dia 6 de abril. Posteriormente, entre os dias 16 e 19 do mesmo mês, serão selecionadas até 15 equipes que poderão desenvolver os projetos inscritos apoiadas por capacitações on-line e presenciais com especialistas nas áreas de empreendedorismo, modelagem de negócios, inovação, Design Thinking, Storytelling/Pitch, linhas de fomento e elaboração de projetos até o dia 30 de maio – data limite para entrega dos trabalhos.

Já no dia 6 de junho serão divulgados os cinco principais projetos, que receberão mentorias presenciais, na sede da Abicalçados, no dia 16 de junho. A apresentação dos trabalhos está marcada para 21 do mesmo mês, dia em que também serão conhecidas as três equipes vencedoras, tudo na sede da entidade calçadista.

Premiação

Neste ano, a equipe vencedora receberá fast track para incubação em parque tecnológico de alguma das universidades parceiras – Universidade Feevale, Unisinos ou PUCRS; e ingressos/passagens/hospedagens para o Campus Party Brasil 2019, que acontece em janeiro do próximo ano, em São Paulo/SP. As segunda e terceira colocadas receberão ingressos para o Campus Party Brasil e bolsas de estudos para cursos de empreendedorismo do Sebrae.

Future Footwear

O FF Enterprise é uma ação do programa Future Footwear, criado em agosto de 2016 e que tem como objetivo criar condições para uma “revolução” na cadeia coureiro-calçadista, por meio de novos produtos, novos processos e novos modelos de negócios. O programa é conduzido pela Abicalçados, Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para Couros, Calçados e Afins (Abrameq).

Foto: Reprodução | Fonte: Assessoria

Related Post