Dia D de Luta contra a Aids intensifica a prevenção ao HIV e outras ISTs, em Novo Hamburgo

O Serviço de Atendimento Especializado (SAE), vinculado à Prefeitura de Novo Hamburgo por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza amanhã, 6, o Dia D de Luta contra a Aids. Alusiva aos 30 anos de combate à transmissão do HIV, a ação contra o preconceito e a favor da vida ocorre na Praça Punta del Este, das 10h às 15 horas. Uma equipe de profissionais da SMS irá realizar os atendimentos junto ao Ônibus da Saúde, com a oferta de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, além da distribuição de preservativos.

“A equipe irá fazer esses exames para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis, as ISTs”, informa a coordenadora do SAE e médica infectologista, Fábia Rafaela Corteletti. “Após os procedimentos, durante a conversa e caso seja constatada a indicação, começaremos a falar sobre a PrEP.” A doutora se refere à Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), que não é um método de prevenção à infecção pelo HIV para todos, mas para pessoas que tenham maior chance de entrar em contato com o vírus da aids.

A PrEP consiste na tomada diária de uma medicação que impede que o vírus causador da aids infecte o organismo, antes de a pessoa ter contato com o vírus. Na Praça Punta del Este, também serão distribuídos materiais impressos e produtos, como gel lubrificante, preservativos femininos e masculinos, a quem passar pelo local no Dia D de Luta contra a Aids.

SAE oferece agenda para interessados
“A PrEP está disponível em Novo Hamburgo e a agenda já se encontra aberta no SAE para quem deseja fazer uma avaliação”, indica Fábia. “Basta marcar consulta com a Enfermagem e médico infectologista da unidade em Hamburgo Velho, informando se tratar de interesse pela PrEP.” Em tais oportunidades serão avaliadas as indicações e realizados os testes rápidos de ISTs, de acordo com os riscos a que a pessoa está exposta. O SAE está localizado no número 868 da Rua General Osório, em Hamburgo Velho.

Saiba mais
A PrEP é a combinação de dois medicamentos (tenofovir + entricitabina), que bloqueiam alguns “caminhos” que o HIV usa para infectar o organismo. Ao tomar PrEP diariamente, a medicação pode impedir que o vírus se estabeleça e se espalhe pelo corpo. É importante ressaltar que a PrEP não protege de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (tais como sífilis, clamídia e gonorreia) e, portanto, deve ser combinada com outras formas de prevenção, como a camisinha.

A Profilaxia Pré-Exposição só tem efeito se você tomar os comprimidos todos os dias. Caso contrário, pode não haver concentração suficiente da medicação em sua corrente sanguínea para bloquear o vírus.

Serviço
O que: Dia D de Combate à Aids
Quando: 06/12, das 10h às 15 horas
Onde: Praça Punta del Este, em Novo Hamburgo

Foto: Reprodução | Fonte: Assessoria

Related Post