Deficientes visuais competem pelo Copa Brasil de Xadrez

Porto Alegria irá sediar, entre 16 a 18 de março, a primeira etapa do ano da Copa Brasil de Xadrez para Deficientes Visuais, promovida pela Federação Brasileira de Xadrez para Deficientes Visuais (Fbxdv) com a parceria da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul.

Cerca de 100 pessoas de todo país, entre competidores e seus familiares, são esperadas no Hotel City. A abertura da competição está marcada para as 13h30 de sexta-feira, 16, e o campeão deve ser conhecido no domingo, 18.

Entre as presenças confirmadas está o campeão brasileiro e sul-americano de 2017, Rodrigo de Souza Silva, de Vitória (ES), e o presidente da Fbxdv, o baiano Jeferson Lisboa Teles. O evento é aberto ao público e para participar os interessados têm que estar ligados a alguma associação para deficientes visuais.

O diretor de programação e eventos da Federação, Oneide Souza Figueiredo, afirma que o xadrez desenvolve o raciocínio, a estratégia, e é uma forma de inclusão. “Os jogadores cegos usam tabuleiros adaptados e podem jogar com pessoas que enxergam”, diz Oneide, um dos fundadores da Fbxdv no Rio Grande do Sul.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

Related Post