Curitiba recebe maior evento de energias renováveis e construções sustentáveis do Sul do país

Entre os dias 5 a 7 de novembro, a capital paranaense será a sede da Smart Energy e GreenBuilding Brasil, que nesta edição reúne a 5ª edição da Smart Energy CIEI&EXPO, a 9º Greenbuilding Brasil Conferência Internacional & Expo e o Fórum de Eficiência Energética da Ashrae, que ocorrerá no Salão Principal do CIETEP/FIEP. O evento contará com especialistas nacionais e internacionais e empresas para apresentar as principais novidades e debater as tendências para os setores de energias renováveis e construções sustentáveis. “Os participantes discutirão soluções e poderão conhecer as principais novidades desses dois setores, há temas complementares e um alinhamento muito forte na busca pelo desenvolvimento da sustentabilidade e energias renováveis”, afirma Celso Kloss, coordenador da Smart Energy CIEI&EXPO.

A Greenbuilding Brasil Conferência Internacional & Expo – GBC Expo Brasil (a maior conferência de construções sustentáveis da América Latina) é inédita na capital paranaense, acontecendo pela primeira vez fora da cidade de São Paulo. “Esta edição do Greenbuilding Brasil será icônica posto que tornaremos o evento itinerário e a primeira cidade escolhida é Curitiba, destacando as parcerias locais e a qualidade dos projetos na região Sul que lideram em termos de projetos certificados LEED Platinum e pioneirismo nas certificações GBC ZERO ENERGY e GBC CASA e CONDOMÍNIO”, comenta Felipe Faria, diretor executivo do Green Building Council Brasil (GBC Brasil) e presidente do Comitê dos GBCs das Américas pelo World Green Building Council.

Os estados do Sul têm a maior expansão de empreendimentos com a Certificação LEED dentro do Brasil, segundo a GBC Brasil. Desde 2013, o crescimento na região foi de 76%, quase o dobro em relação ao resto do país, que foi de 41%. Entre as empresas que apresentarão cases dessas construções está a Laguna, com o projeto de um de seus edifícios mais recentes, o LLUM, o primeiro prédio residencial do país a conquistar a pré-certificação ambiental LEED Ouro, segundo maior nível de sustentabilidade dentro dos pré-requisitos exigidos pela certificação. Outra construtora presente será a Plaenge Industrial, responsável pela primeira fábrica verde certificada no Brasil: a Matte Leão, na região de Curitiba e a obra da Geo Energética em Tamboara, no Paraná, reconhecida como a primeira geradora de energia do país a conseguir a certificação.

Já na área de energia, a Copel mostrará suas tecnologias para monitoramento da rede elétrica e serviços ligados às energias renováveis que acabaram de ser lançadas no Paraná, como a instalação de medidores inteligentes de energia em Ipiranga, que irá cobrir 100% das unidades consumidoras do município. Quem participará também é a FAAD Energy, que executa projetos de usinas de geração de energia limpa aos consumidores interessados em gerar a própria energia. Atualmente, a empresa está construindo em Palmeira, nos Campos Gerais, o primeiro complexo fotovoltaico privado do país, e o primeiro a operar em minigeração distribuída, no qual cada um gera sua própria energia e pode alugar o excedente.

A Smart Energy e GreenBuilding Brasil ainda contará com o Fórum de Eficiência Energética da Ashrae, voltado ao setor de ar-condicionado. “Acreditamos que o mercado de ar-condicionado precisa de novas soluções de engenharia para atender a demanda crescente por mais eficiência, tanto na área de energia, quanto na melhoria da qualidade do ar”, salienta Bruno Martinez, coordenador do Ashrae Brasil.

Serviço:

O que: Conferência Internacional de Energias Inteligentes – 5ª Smart Energy CIEI&EXPO
Quando: 5 a 7 de novembro
Horário: 8h às 21h20 (dia 5), 9h às 18h (dia 6) e 9h30 às 18h (dia 7)
Onde: Salão Principal do CIETEP/FIEP – Avenida Comendador Franco, 1371 – Jardim Botânico, Curitiba (PR)
Mais informações e inscrições pelo site www.smartenergy.org.br/2018

Foto: Reprodução | Fonte: Assessoria

Related Post