Crianças do projeto social Ouviravida realizam espetáculo musical

Cerca de 150 crianças e jovens moradores da Vila Pinto, no bairro Bom Jesus em Porto Alegre, que integram o projeto social Ouviravida subirão ao palco neste sábado, 21/07. Elas serão as protagonistas de um espetáculo musical, com repertório desenvolvido a partir dos conteúdos trabalhados em aula, nas classes de flauta doce, canto e percussão. A apresentação marca ainda a estreia do grupo Flauta Mágica e Coral do OUVIRAVIDA, formados pelos alunos mais adiantados do projeto.A apresentação é gratuita e aberta à comunidade, com início marcado para às 16h, na Paróquia Nossa Senhora Mãe do Perpétuo Socorro.

Segundo o idealizador, diretor e maestro do projeto, Tiago Flores, “é um momento muito especial para essas crianças: uma oportunidade para mostrarem o seu desenvolvimento nas aulas e de serem aplaudidas – o que é fundamental para a autoestima delas”.

O espetáculo será dividido em quatro blocos. O primeiro de canto, seguido por flauta, percussão e prática de conjunto. O repertório é composto por músicas do folclore brasileiro e música popular, como Roberto e Erasmo Carlos, Alceu Valença, e outras de tradição oral afroriograndense, como os cantos de Moçambique. Na flauta, os alunos interpretam também canções do folclore francês, um tema de Bethoven e Hans Zimmer (Tema do filme Piratas do Caribe), entre outras. “Os arranjos são desenvolvidos para os diferentes níveis de aprendizado, para que todos pudessem tocar e cantar”, explica Nise Franklin, coordenadora pedagógica do Ouviravida.

O projeto surgiu em 1999 para promover o ensino gratuito de música em comunidades em situação de vulnerabilidade social e econômica e trabalhar a autoestima, a cidadania das crianças e esteve ativo até 2007 – quando, por falta de apoio, teve de encerrar suas atividades. A retomada só foi possível dez anos depois. Hoje conta com cerca de 180 matriculados nas aulas, que ocorrem no Centro São José, entidade beneficente que atende crianças e jovens no turno inverso ao da escola. O Ouviravida tem patrocínio da Dufrio, com o financiamento da Lei de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura, Governo Federal.

Serviço
O quê: Espetáculo Musical – Projeto Ouviravida
Quando: 21/07, 16h
Onde: Paróquia Nossa Senhora Mãe do Perpétuo Socorro (Rua Um, 140 – Em frente ao Mercado Flash – Jardim Carvalho, Porto Alegre).
Quanto: Gratuito, aberto à comunidade

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
0 Comments

Related Post