Comemorações tradicionalistas impulsionam negócios para varejo especializado

A época dos festejos farroupilhas traz otimismo para os comerciantes. Neste período, gaúchos e gaúchas de todas as idades querem entrar no clima que toma conta do Rio Grande do Sul, representando aumento no volume de vendas dos itens de vestuário. Soma-se a isso, uma leve melhora no cenário ecômico. A projeção do empresário Vanderlei Luiz Gossler é de superar o índice de vendas no ano passado em 5% a 10%.

“Na loja, em Esteio, as vendas aumentam significativamente com relação aos outros meses, chegando a 100%. No ponto que montamos no próprio Parque da Harmonia, onde ocorre o Acampamento Farroupilha, alcançamos até 300% a mais do que é comercializado ao longo do ano. No evento, o atendimento fica em torno de 400 pessoas por dia”, explica Gossler, sócio-proprietário da Criações Darvami, empresa associada da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS).

Entre as peças mais procuradas pelas mulheres está a saia campeira, com um valor mais em conta e mais leve do que os vestidos de prenda. Já para os gaúchos, há variação entre a alpargata e a bota e nas camisas que acompanham a bombacha, conforme com a condição climática.

As crianças integram outra parte dos consumidores que querem estar no estilo para festejar as tradições. Gossler afirma que os artigos para os pequenos têm grande saída por dois motivos: devido à fase de crescimento e às atividades que as escolas promovem.

O tradicionalismo gaúcho também está mais colorido, conforme aponta o empresário. As saias campeiras trazem peças em roxo, lilás e rosa, tanto para as adultas quanto para as pequenas. O preto, antes comum na pilcha masculina, deu lugar ao caramelo nas botas e tons mais neutros, como bege e cinza, nas bombachas.

Embora a maior procura pelos artigos seja para consumo próprio, também é possível encontrar opções de presentes especiais para a época. De acordo com Gossler, os kits de churrasco e chimarrão estão entre os que têm maior saída e oferecem um custo razoável.

Foto: Marcelo Matusiak/Divulgação | Fonte: Assessoria

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *