Câmara de Novo Hamburgo premia quatro projetos no encerramento da Mostratec Júnior

A maior feira de iniciação científica da América Latina tomou os pavilhões da Fenac ao longo dos últimos três dias. Mais de 3 mil jovens pesquisadores de todo o Brasil e de outros 21 países expuseram estudos em diferentes áreas de conhecimento durante a 33ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), organizada pela Fundação Liberato. Na noite desta quinta-feira, 25 de outubro, a modalidade Júnior da exposição, voltada para estudantes de ensino fundamental e educação infantil, encerrou suas atividades com a revelação dos projetos de maior destaque. Pelo segundo ano consecutivo, a Câmara de Novo Hamburgo também participou diretamente da cerimônia, entregando o Prêmio Cientista Júnior para as quatro pesquisas com melhor avaliação entre as escolas hamburguenses.

O primeiro-secretário Enio Brizola (PT) entregou, em nome da Câmara, troféu e certificados para os alunos responsáveis pela elaboração dos quatro projetos. Além da honraria, a premiação também representa o fomento do Legislativo municipal à continuidade da pesquisa, através da cobertura financeira de passagens para três alunos e um professor-orientador por projeto participarem de outra feira nacional, afiliada à Mostratec. A Câmara também bancará a hospedagem ou a taxa de inscrição para os eventos.

“Pensamos em uma maneira de possibilitar a continuidade destes projetos. É uma alegria enorme poder estar em um mundo de criatividade e de pesquisa”, salientou Brizola. O vereador também exaltou eventos paralelos à feira, que trouxeram discussões e enfoques diversos sobre o papel da evolução tecnológica e da educação técnica para o desenvolvimento do país. “Falou-se muito dessa aproximação da curiosidade às potencialidades dos nossos jovens, culminando na elaboração dos projetos. Quanto mais cedo eles tiverem contato com a tecnologia e a pesquisa, maior será o crescimento da nossa cidade e do nosso país”, frisou o parlamentar. O presidente da Comissão de Educação da Câmara, vereador Professor Issur Koch (PP), também acompanhou a cerimônia de encerramento.

Foto: Divulgação/ Daniele Souza | Fonte: Assessoria

Related Post