Biblioteca Pública do Estado celebra 127 anos com evento gratuito

Como atividade comemorativa aos seus 127 anos, a Biblioteca Pública do Estado do RS (BPE-RS) promove, na tarde deste domingo, 29, o pré-lançamento do projeto Art Wear: Arte Vestível by Jeannine Krischke, com peças criadas a partir de detalhes artísticos e arquitetônicos de seu prédio histórico.

Haverá uma visita explicativa aos espaços da Biblioteca às 16h, localizada no Centro Histórico, que serviu de inspiração para a artista na criação das peças expostas e que estarão à venda, com parte da renda revertida à instituição, através de sua Associação de Amigos.

A coleção é composta por vestidos, pelerines, lenços, boinas, gravatas, capas, bolsas e sombrinhas. As estampas autorais tem como foco a preservação da natureza e do patrimônio cultural, aplicadas a vestes e acessórios. Sobre o processo criativo, Jeaninne afirma que faz um passeio pela História e pela cultura.

Inspirada no icônico espaço cultural eclético, fiz um teletransporte no tempo e no espaço, desde seu vestíbulo estilo Pompeano ou ao nos elevarmos sob os mistérios de Beatrice da Divina Comédia de Dante, que nos encaminha à sala Egípcia com sua rica simbologia, ou ao magnífico Salão Mourisco. Em segundos, somos levados para a Espanha, ao sentirmos sobre nossa cabeça as ornamentações de Alhambra, em Granada, e retornamos ao Brasil, no verde-amarelo dos vitrais florais alusivos ao centenário da nossa independência”, afirma Jeannine.

O recital Três Tenores in Concert também compõe a comemoração, com entrada franca, iniciando às 17h. Eduardo Bighelini, Roger Scarton e Isaías da Costa, com participação especial de Sílvio Corrêa ao piano, interpretam canções clássicas de compositores mundiais, como Tosti, Cardillo, Leocavallo, De Curtis, Sorozobal, entre outros.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3224-5045.

Serviço

O quê: Celebração dos 127 anos da Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul
Quando: 29/4, a partir das 16h
Onde: Biblioteca Pública do Estado do RS, Rua Riachuelo, 1190, bairro Centro Histórico, Porto Alegre
Quanto: Entrada franca

Foto: Erly/Reprodução | Fonte: Assessoria

Related Post