Bacalhau às natas para as festas de fim de ano

As festas de fim de ano são tradicionais por reunirem a família e pessoas queridas em ceias fartas de sabor e rodeadas por grandes doses de carinho. À mesa, pratos são elaborados com esmero e pitadas de amor. No clima de celebração, a Frumar, especializada em frutos do mar, sugere para o período uma receita que têm como ingrediente principal o bacalhau português. Confira:

Ingredientes
– 3 lombos de bacalhau português com pele
– 750ml leite
– Azeite de oliva
– 200g de cebola picada
– 1 colher (sopa) de alho picado
– 500g de batata sem casca cortada em cubos pequenos e fritas
– 200ml de nata (ou 500 ml de creme de leite fresco)
– Sal, pimenta-do-reino moída e salsinha picadinha a gosto
– Queijo parmesão ralado a gosto

Modo de preparo
1. Desfie os lombos de bacalhau português com pele, após terem sido cozidos por 10 minutos em 750ml de leite. Descarte a espinha e a pele e reserve o leite do cozimento.
2. Numa panela, aqueça, em fogo médio, um fio de azeite e refogue a cebola picada e o alho picado até ficarem levemente dourados. Junte o bacalhau desfiado, as batatas sem casca cortada em cubos pequenos e fritas, 200 ml de nata e adicione o leite do cozimento. Cozinhe por mais ou menos 15 minutos até obter um creme.
3. Com o fogão desligado, tempere com sal, pimenta-do-reino moída e salsinha picadinha a gosto. Transfira para um refratário, salpique queijo parmesão ralado a gosto e leve ao forno a 200° C por 15 minutos.
4. Leve 500 ml de creme de leite fresco ao fogo baixo por aproximadamente 15 minutos até engrossar e utilize em seguida.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

Related Post