Aplicativo de expressões do futebol ganha idioma russo

Túnel, peixinho, meia lua e lambreta. Tanto em português, inglês ou espanhol, esses são alguns dos 300 termos do futebol que estão no aplicativo Globall Football 2018, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos da PUCRS (GPEO). Devido à Copa do Mundo na Rússia, o app ganhou uma novidade: o idioma russo. Essa tecnologia foi elaborada para vários públicos-alvo, principalmente, para turistas e profissionais da comunicação. Nesta iniciativa, se envolveram as Escolas de Ciências da Saúde (curso de Educação Física), de Humanidades (curso de Letras) e da Comunicação, Artes e Design – Famecos.

Gratuito para baixar em celulares e tablets com os sistemas Android ou iOS, as expressões estão divididas por grupos como: arbitragem, área de campo, atos, equipamentos, pessoas, posições, táticas e termos de jogo. Em cada termo, constam os itens: definição, contexto e notícias esportivas relacionadas.

As inovações inseridas nessa versão foram o aumento da eficiência da interface e da velocidade de acesso aos verbetes em relação ao aplicativo da Copa do Mundo de 2014, sediada no Brasil. Além disso, a tecnologia está disponível para aparelhos da Apple”, comenta o professor da Escola Comunicação, Artes e Design da Universidade, Eduardo Pellanda.

Os maiores desafios para o Globall Football 2018 foram as definições e os contextos do idioma russo, que possui outro alfabeto, gerando para a equipe da PUCRS uma série de questionamentos sobre sua a viabilidade. “A parceria com a Russian International Olympic University foi fundamental para a tradução dos termos, tornando a tarefa mais simples para nós. Nesta perspectiva, temos um produto atemporal, pois, para a Copa do Catar em 2022, a ideia é ter as expressões em árabe”, comenta o professor Nelson Todt, coordenador do GPEO da Universidade. Além disso, existe a possibilidade de ser implementado o recurso de voz para 2022.

Foto: divulgação | Fonte: Assessoria

Related Post