Amantes do vinho se reúnem em evento na Capital

Iniciando as comemorações do Dia do Vinho em Porto Alegre, o Vineria1976 realiza a segunda edição do Vinho na Praça – único projeto de rua dedicado à bebida na capital gaúcha.

O evento ocorre no dia 19 de maio, das 14h às 21h, em frente ao Wine Bar, na Praça Dr. Maurício Cardoso, localizada no bairro Moinhos de Vento. O encontro leva para a praça diversos tipos de vinhos e espumantes, petiscos, feirinha e atrações musicais.

Oito vinícolas participam da edição, e trazem opções para todos os gostos: espumantes, branco, rosé e tintos. Entre as participantes estarão: Bodega Sossego, Aracuri, Pericó, Guatambu, Don Giovanni, Capoani, ReD (Routhier&Darricarrère) e Weber – uma amostra da diversidade da viticultura brasileira com vinhos da Campanha Gaúcha, Vale dos Vinhedos, Pinto Bandeira, Campos de Cima da Serra, além do Planalto Catarinense e do Alto Uruguai.

A parte gastronômica estará por conta do foodtruck by Vineria1976, com petiscos assinados pelo chef Pedro Mattos e sua equipe. Entre as opções de dar água na boca estão as clássicas croquetas de carne de panela, além das novidades: sanduba de cogumelo, sanduba de costela com queijo e aioli, e o Brownie by Neugebauer (40% cacau).

Na primeira edição, realizada em dezembro de 2017, circularam mais de três mil pessoas, com um público de todas as idades. Em sete horas de evento, foram consumidas cerca de duas mil taças. Nesta edição, em parceria com a Boccati, a taça será uma versão híbrida (serve vinho e espumante na mesma) e terá um volume 40% maior.

Para quem quiser devolver o utensílio acrílico ao final do evento, o reembolso será através de doação social ao Curso Técnico de Gastronomia do Pão dos Pobres.

O objetivo dos sócios do Vineria1976, Priscilla Ortiz e René Moura, é tornar o consumo do vinho menos formal e promover a democratização da bebida. “Com apoio do Ibravin, buscamos através desse projeto aproximar o consumidor do vinho brasileiro fora de estabelecimento, num ambiente descontraído, a céu aberto e acessível a todos, com várias atrações para fazer dessa ação um evento cultural e atrativo às famílias”, conta René.

“O Vinho na Praça quer difundir o posicionamento do vinho como bebida “sem frescura” e sempre trazer uma seleção de vinícolas para apresentar novidades ao público. A ideia é de construir uma marca com duas datas culturais, uma no verão e outra no inverno, aproximando o eixo das regiões produtoras à capital”, ressalta Priscilla.

Voltado para toda a família, o evento cultural contará com um espaço kids com atividades para as crianças, promovidas pela escola bilíngue de educação infantil Studio School. No comando da trilha sonora do evento estão a banda Os Madrugas (pop rock nacional e internacional) e DJ Titi.

Além disso, uma feirinha disponibilizará vinhos em garrafa das vinícolas participantes, acessórios para vinhos da Boccati, peças selecionadas da PP Acessórios, e camisetas da marca Shieldmaiden – confeccionadas com materiais sustentáveis (algodão orgânico e PET reciclado) e produzidas localmente pela Cooperativa Univens.

O evento tem apoio institucional do Ibravin e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Serviço

O quê: 2º Vinho na Praça
Quando: 19/5, das 14h às 21h (em caso de chuva, o evento será transferido)
Onde: Praça Dr. Maurício Cardoso, bairro Moinhos de Vento, Porto Alegre
Quanto: Entrada franca

Foto: Marcelo Liotte/Divulgação | Fonte: Assessoria

Related Post