Alunos do Sinodal disseminam ideias inovadoras no estilo TED Talks

Aplicando o conceito semelhante da organização sem fins lucrativos da Fundação Sapling, que promove conferências TED em todo o mundo com o objetivo de disseminar ideias inovadoras, alunos do Ensino Médio das unidades de São Leopoldo e Portão do Colégio Sinodal participaram ontem, 3, de apresentações de trabalhos no estilo TED Talks. A iniciativa surgiu a partir do professor Ricardo Wolff, que dá aulas de português e literatura na escola. Esta é a sexta vez que o projeto é desenvolvido por alunos do Sinodal Portão, mas a primeira vez que envolve estudantes de São Leopoldo e ocorre no auditório principal da unidade leopoldense. Ao todo, 30 trabalhos foram apresentados das 8 horas ao meio-dia. Com tema livre, os alunos tiveram que mostrar suas ideias em cerca de 10 minutos de apresentação.

Apesar de apenas uma pessoa apresentar a ideia ao público de cerca de 200 alunos do Ensino Médio, os trabalhos foram produzidos em grupos de duas ou três pessoas. Além disso, Ricardo convidou o ex-aluno do Sinodal Henrique Souza, que já participou da organização do TEDx da Ufrgs, para conversar com os alunos sobre a metodologia das apresentações TED e detalhes para um melhor aproveitamento dos trabalhos. Souza esteve ontem no Sinodal para as apresentações e, após cada uma, ainda deu feedback para os alunos.

Entre alguns dos temas apresentados estavam Arte na Segunda Guerra, Autismo e Influência das Amizades na Vida Social. Segundo Ricardo, há vários objetivos com a iniciativa. “Entre elas estão a prática da oralidade, a prática de se apresentar ideias a grandes públicos e com microfone e a busca constante pela inovação”, explica.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

Related Post