Adolescentes hamburguenses se unem para mobilizar outros jovens

Em um mundo muitas vezes tomado pelo individualismo, sempre é inspirador encontrar estudantes que estão dispostos a tornar o seu universo melhor a partir de atitudes mais generosas e gentis. Pois os jovens do Grupo de Adolescentes Multiplicadores de Saúde (GAMS), vinculado ao Programa Saúde na Escola (PSE) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), fazem mais do que “a sua parte”. Eles se colocam à disposição de outros adolescentes para ajudar a sanar dúvidas comuns nessa fase da vida, no que diz respeito à saúde do corpo e da mente.

Tudo começa pelo protagonismo dos integrantes do GAMS, com encontros que ocorrem no contraturno das aulas na EMEF Francisco Xavier Kunst, no bairro Canudos. Todas as segunda-feiras, com recessos nas férias escolares, a Unidade de Saúde da Família (USF) Morada dos Eucaliptos serve de sede dessa equipe sempre a serviço do bem.

A turma do GAMS é formada por verdadeiras lideranças juvenis junto a agentes comunitários de saúde, como o Carlos Giovani de Athayde. Ele acompanha o projeto desde o começo, buscando alinhar a mudança de hábitos a uma evolução em conceitos de vida. Athayde se recorda quando o GAMS foi criado, em 2014, e quantas histórias inspiradoras se acumularam ao longo dos anos. “Tanto de protagonismo, nos cuidados a si mesmo, como na atenção de saúde pelo coletivo e pelos indivíduos”, completa.

Atuante por territórios em Novo Hamburgo, o grupo já teve uma série de ações relevantes com o objetivo de disseminar informações seguras sobre saúde. Mais de 70 jovens já foram tocados pelo espírito de empatia e participação social do GAMS. Para fazer parte do grupo é preciso estar cursando ao menos o sétimo ano do ensino fundamental na escola da comunidade ou o sexto ano, caso haja indicação da própria instituição de ensino. A Caderneta de Saúde da Adolescente e do Adolescente é o instrumento que serve de base para as pautas do GAMS e dá embasamento a demandas da comunidade.

Fonte: Assessoria

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *