4º POA Jazz Festival oferece masterclasses gratuitas para músicos

Além das apresentações de grandes nomes do jazz nacional e internacional, a 4ª edição do POA Jazz Festival oferece uma programação paralela com lançamento de livros, masterclasses para profissionais e debates sobre o mercado da música. Em uma parceria inédita com o curso de música do Instituto de Artes da UFRGS, o POA Jazz oferece três masterclasses gratuitas para público em geral, especialmente para músicos com interesse em aprimorar técnicas e habilidades. Os professores são músicos brasileiros consagrados, que irão se apresentar no Festival. As aulas de bateria com Edu Ribeiro, improvisação com Nelson Faria e arranjos com Gilson Peranzetta ocorrem sexta, sábado e domingo, 9, 10 e 11, respectivamente.

Na sexta, 9, às 16h, o baterista Edu Ribeiro será o ministrante da Masterclass de bateria, que ocorre na Sala Qorpo Santo. Nesta Masterclass, um dos mais respeitados bateristas brasileiros dentro e fora do país, falará sobre aspectos técnicos do instrumento, práticas da bateria, prática de conjunto e ritmos brasileiros.

O baterista e compositor Edu Ribeiro é músico profissional desde os 11 de idade. Já tocou com artistas como Yamandú Costa, Johnny Alf, Rosa Passos, Ivan Lins, Joyce, Hamilton de Hollanda, Toquinho, Dominguinhos, Ernán Lopez-Nussa, João Bosco, Randy Brecker, Brad Mehldau, Stacey Kent, Zélia Duncan, entre outros. Com o Trio Corrente, em 2002, foi premiado duas vezes com o Grammy Awards pelo CD Song for Maura (2012), gravado com Paquito D’Rivera. Tem atuação constante na área da educação, sendo professor na FASM (Faculdade Santa Marcelina) e coordenador de música popular na EMESP (Escola de Música do Estado de São Paulo. Ministra aulas e workshops em diversas escolas do Brasil e do mundo, como na Juilliard School of Music, em NYC, e na Ecole de Musique Didier Lockwood em Paris.

No sábado, 10, também às 16h, é a vez do músico e compositor Nelson Faria ministrar sua aula na Sala Qorpo Santo. Nesta Masterclass sobre Improvisação, o guitarrista abordará o tema com dicas preciosas de um professor com larga experiência em sala de aula e também em shows pelo mundo.

Nelson Faria é um dos mais expressivos músicos brasileiros, contando em seu currículo a edição de oito livros didáticos, sendo dois editados nos EUA, Japão e Itália, quatorze CD’s, um DVD, uma vídeo-aula (Toques de Mestre), um App – Nelson Faria Guitar lessons, além da participação em mais de 200 CD’s de diversos artistas nacionais e internacionais como músico e arranjador. Também assina o modelo de guitarra Condor Nelson Faria Signature (JNF-1), desenvolvido pelo artista em parceria com a renomada fábrica de instrumentos.

No domingo, 11, Gilson Peranzetta ministra sua Masterclass de Arranjo, no Auditorium Tasso Corrêa. Um dos nomes brasileiros de maior reconhecimento no Brasil e no exterior como arranjador e orquestrador, Peranzzetta arranjou para discos fundamentais da música brasileira. Nesta Masterclass, o músico aborda aspectos relevantes sobre arranjos musicais a partir de sua imensa experiência em gravações e shows.

Gilson Peranzzetta tem sessenta anos de carreira, é pianista, acordeonista, clarinetista, compositor e arranjador virtuoso da música instrumental, destacando-se por sua brasilidade, sensibilidade, criatividade e, sobretudo, por sua assinatura musical. Vencedor de cinco Prêmios da Música Brasileira, Peranzzetta é um dos nomes brasileiros de maior reconhecimento no Brasil e no exterior. Quincy Jones, o mega produtor norte americano, com quem colaborou inúmeras vezes, nomeia Peranzzetta entre os cinco melhores arranjadores do planeta.

As vagas são limitadas, 60 alunos por aula, e as inscrições podem ser feitas no link: https://goo.gl/q9pUMF.

A 4ª edição do POA Jazz Festival ocorre no Centro de Eventos do BarraShoppingSul, em Porto Alegre/RS e trará nove grandes atrações do jazz nacional e internacional. Com curadoria geral do produtor e músico Carlos Badia e assessoria de curadoria de Carlos Branco e Rafael Rhoden, o POA Jazz Festival é uma realização das produtoras Branco Produções, FlyAudio e Experimentais – Cria Cultura. O projeto POA Jazz Festival tem o Patrocínio Master de Multiplan e BarraShoppingSul – 10 anos, com financiamento pela Lei Rouanet/Governo Federal. Patrocínio: Agibank e DuFrio. Apoio: Instituto de Artes da UFRGS, Veterana “cerveja oficial” e Studio Clio.

Foto: Reprodução | Fonte: Assessoria

Related Post