4º Episódio | Novos Talentos Gastronomia: Tatiani x Pedro

Está no ar o 4º episódio do Novos Talentos: Gastronomia!

As histórias por trás dos pratos da Tatiani e  do Pedro!

Texto: Élen Guimarães

Por trás de cada sabor, uma lembrança. Tatiani da Silva e Pedro Gonçalves optaram por um tempero especial em suas receitas; a história de onde vieram. Há sete anos trabalhando como cozinheira no restaurante de sua família, Tatiani conta que não poderia ter escolhido outra receita, senão o cupim na panela de pressão com o quibebe de moranga. “O quibebe era um prato do meu bisavô, que passou a receita para a minha mãe e depois para mim. É um prato de gerações! Já o cupim, por ser uma carne de panela, representa muito a minha essência, o gosto da minha família pela comida caseira”, explica.

Foto: Rodrigo Farias

E para Pedro não foi diferente, nascido e criado em Santana do Livramento, o cozinheiro largou tudo para morar em São Leopoldo e estudar gastronomia na Universidade Feevale. “O espinhaço de ovelha é um prato típico da minha família e a minha ideia foi desconstruir ele, para simbolizar a minha trajetória, de sair de um ambiente bem rústico e ir para uma uma capital a procura de novos mundos”, conta.  As histórias de cada candidato resultaram em duas preparações repletas de sabor.

A revelação do ingrediente surpresa! Foto: Rodrigo Farias

Segundo a jurada Julia Soares, do blog Gastroterapia, os candidatos finalmente acertaram no uso do sal.  “O Ponto alto do prato da Tatiani foi a carne, estava super macia e saborosa.Foi um dos pratos mais deliciosos que já provamos durante as batalhas. Já o destaque do prato do Pedro foi a farofa de erva mate, que contemplou o elemento surpresa (lentilha) sem dar uma quebra nos sabores. A composição ficou bem gostosa”. De acordo com Julia, o resultado da prova, que nomeou a Tatiani como vencedora, foi definido por alguns fatores, entre eles a escolha da carne. “O Pedro optou por um corte (pescoço de ovelha) difícil de trabalhar e talvez não tenha acertado tanto” explica.

Foto: Rodrigo Farias

As receitas de cada prato você acompanha na edição impressa da Expansão RS!

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *